A goleada sofrida pelo Athletico freou o bom início do Londrina no Campeonato Paranaense. Depois de duas vitórias seguidas, o Tubarão não conseguiu se impor mesmo diante de uma equipe que tem uma média de idade de 20 anos e foi derrotado por 4 a 1, na Arena da Baixada, no sábado (24).

Lucas Costa: "Temos que tirar forças desta derrota e dar a volta por cima no próximo jogo"
Lucas Costa: "Temos que tirar forças desta derrota e dar a volta por cima no próximo jogo" | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O rubro-negro se manteve com 100% de aproveitamento e agora lidera o Estadual de forma isolada com nove pontos. O Tubarão permanece com seis e vai buscar a reabilitação novamente fora de casa, na quarta-feira (29), contra o Toledo. "O placar de um jogo muitas vezes não diz nada, o que diz é o que você faz dentro de campo. E contra o Athletico nós fizemos bem", afirmou o técnico Alemão. "Claro que temos a consciência de que precisamos evoluir e melhorar fisicamente, taticamente e individualmente. Não podemos errar tanto, errar gol, passes. Mas esta é uma evolução natural que acontecerá dentro da competição".

Se a derrota foi dolorida, a promessa de todos no clube é não deixar se abalar pela goleada, já que a competição exige reação rápida. "Falei no vestiário que perdemos uma batalha, mas a guerra é longa. Temos que tirar forças desta derrota, aprender com o que erramos para darmos a volta por cima já na próxima partida", frisou o capitão Lucas Costa.

O confronto com o Toledo passa a ser ainda mais importante e uma vitória é fundamental para o time não se distanciar dos primeiros colocados. Uma vitória no Oeste fará com que o elenco retome a confiança visando a partida diante do Coritiba, no domingo (2), no estádio do Café.

"Todos nós temos espaço para evoluir. Cada jogo é um entrosamento a mais e vamos crescer como um todo na competição", apontou Lucas Costa.

Formação

Para o jogo no 14 de Dezembro, o técnico Alemão confirmou o retorno do meia Matheus Bianqui, que volta de suspensão. "Ele vinha fazendo bons jogos e tem uma vantagem muito grande, que é uma força física impressionante. Ele aguenta mais o ritmo da partida e por isso estará de volta", comentou o treinador alviceleste. Com isso, Marcelinho ou Uelber devem ir para o banco.

Na Arena da Baixada, Alemão optou por escalar Marcelinho no lugar de Bianqui e colocar Danilo para atuar como meia. O time teve uma escalação ofensiva desde o começo, com Uelber, Marcelinho e Miullen no ataque, e jogou apenas com dois homens de marcação no meio-campo, Julio Rusch e Pedro Cacho.

Na demais posições, apesar de algumas atuações ruins em Curitiba, Alemão já adiantou que não fará mudanças drásticas e manterá a base que vem atuando. "Eu não vou mudar o time por causa de 20 minutos ruins em Curitiba. Posso mexer uma peça ou outra por cansaço ou desgaste, mas vamos com a mesma equipe e a mesma linha de pensamento e trabalho. Temos uma equipe de qualidade e vamos para Toledo em busca da vitória", ressaltou Alemão.

"Faltou perna para aguentar o jogo inteiro", afirma Alemão

A derrota de 4 a 1 para o Athletico teve dois tempos distintos na Arena da Baixada. Na primeira etapa, o jogo foi equilibrado e o Londrina teve a chance de sair na frente, se tivesse convertido o pênalti desperdiçado pelo centroavante Miullen, aos 37 minutos.

Na segunda parte do jogo, o rubro-negro tomou conta e aproveitou os inúmeros erros do Alviceleste para construir a goleada. "No primeiro tempo jogamos de igual para igual, com volume de jogo e velocidade. No segundo, caímos de produção, não conseguimos marcar e deixamos muitos espaços. E os gols saíram em cima destes erros, mas o placar não diz o que foi o jogo", analisou o técnico Alemão.

Léo Gomes abriu o placar aos dois minutos, após aproveitar cobrança de escanteio. O LEC ainda empatou com Marcelinho, aos 23 minutos, depois de um erro da defesa rubro-negra. Alemão fez três alterações em busca da vitória e deixou o time com quatro atacantes: Uelber, Marcelinho, Igor Paixão e Paulinho Moccelin. O LEC até teve chances de marcar, mas deixou a defesa muito exposta e o Athletico se aproveitou.

Aos 25, Breno Lopes fez 2 a 1, Pedrinho ampliou para 3 a 1 e, nos acréscimos, Jajá fez o quarto. "No segundo tempo não conseguimos manter a intensidade contra um time muito veloz. Faltou perna para aguentar o jogo inteiro", reconheceu o treinador alviceleste. O lance do pênalti a favor do Londrina gerou uma indisposição entre Danilo e Miullen. O camisa 10 sofreu a penalidade e pegou a bola para bater. No entanto, o centroavante é o cobrador oficial e teve a preferência. Miullen bateu mal e o goleiro Anderson defendeu.

"O erro foi do Danilo. O batedor oficial é o Miullen e ele não tinha que pegar a bola. Acertando ou errando o batedor é o Miullen e isso já estava pre-definido. Quando o Danilo pega a bola, ele tira a concentração do Miullen e, por isso, já foi chamado a atenção", explicou Alemão.

O pênalti, caso tivesse sido convertido, poderia mudar a história da partida, mas o zagueiro Lucas Costa acredita que este fator não tenha sido determinante para a derrota. "Quando você desperdiça uma chance como essa, dá uma baixada no ânimo da equipe, mas nada que possa abalar. Faz parte do jogo. O Miullen treina para fazer o gol, mas o goleiro também trabalha para defender", resumiu.

Leia mais sobre o LEC