O equilíbrio no grupo e a falta de vitórias fora de casa farão com que o Londrina defina a sua classificação para a segunda fase da Série C apenas na última rodada. Faltando dois jogos para a definição dos classificados para o quadrangular, o Tubarão segue no G4 e depende só de suas forças.

Alemão: "Pelo equilíbrio do grupo, talvez sejam necessários mais quatro pontos para nós"
Alemão: "Pelo equilíbrio do grupo, talvez sejam necessários mais quatro pontos para nós" | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

No entanto, para não ficar na dependência de outros resultados, o LEC terá que vencer o confronto direto contra o Tombense no sábado (28), no estádio do Café, e ainda pontuar na última rodada contra o Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O grupo B segue embolado e indefinido. Cinco clubes brigam pelas quatro vagas. Em queda e sem vencer há cinco jogos, o Brusque permanece na liderança, com 28 pontos, mas ainda não está matematicamente garantido.

Em crescimento, Ituano e Tombense somam 26 pontos cada e estão à frente de Londrina e Ypiranga, respectivamente quarto e quinto colocados, com 25.

“Antes do início do campeonato eu projetava 27 pontos, que é 50% de aproveitamento, para entrar pelo menos em quarto. Mas pelo equilíbrio do grupo, talvez sejam necessários mais quatro pontos para nós”, afirmou o técnico Alemão. “Se houver empates em alguns jogos, podemos entrar com mais três”.

O Londrina colocará à prova a sua ótima campanha no Café diante do melhor time do returno. Em caso de vitória, o Tubarão ultrapassa o Tombense na classificação e chega à última rodada com a vaga praticamente assegurada.

Enquanto o LEC vem de sete vitórias seguidas em casa, o Tombense não perde desde a sétima rodada. Nos últimos nove jogos, são cinco vitórias e quatro empates do time mineiro. "Temos que trabalhar para manter esta força dentro de casa. Respeitamos o adversário porque a competição é muito equilibrada, mas precisamos somar estes três pontos”, frisou o volante Jardel.

Outro jogo importante da próxima rodada e que interfere também nas primeiras posições é o confronto entre Ituano e Ypiranga, no interior paulista.

Se não consegue vencer fora de casa, o que ameniza um pouco a vida do Londrina nesta reta final é saber que quando enfrentar o Volta Redonda o time fluminense estará só cumprindo tabela. Em sexto lugar, com 19 pontos, o Voltaço não tem chances de classificação e nem corre risco de rebaixamento.

“Vamos trabalhar jogo a jogo. Temos esta partida decisiva em casa e vamos continuar nos preparando bem e trabalhando forte e focados. Temos a consciência de que é possível vencer jogando com equilíbrio e inteligência”, apontou Alemão.

Imagem ilustrativa da imagem Definição do grupo B fica para a última rodada
| Foto: Folha Arte

GRUPO A

Apesar de ter perdido na última rodada - 2 a 1 para o Manaus - o Santa Cruz já está classificado e também garantiu a primeira colocação da chave. O time pernambucano soma 36 pontos e tem uma campanha de 11 vitórias, três empates e apenas duas derrotas.

Estariam classificados hoje também o Vila Nova, com 27 pontos, o Remo, com 26, e o Paysandu, com 25. O Remo fecharia a 16ª rodada na noite de segunda-feira (23) diante do Botafogo paraibano, em João Pessoa. Outros dois times ainda brigam pela classificação no grupo. O Manaus, com 23, e a Jacuipense (BA), com 21.

Na parte de baixo, o Imperatriz (MA) já está rebaixado para a Série D, e a outra queda deve ficar entre Ferroviário (CE), Botafogo ou Treze (PB).

Leia mais sobre o LEC