O desempenho do sistema defensivo passou a ser o grande problema do Londrina na reta final da série C. Uma das melhores defesas da primeira fase do Brasileiro, o Tubarão viu a sua média de gols sofridos quase dobrar e ligou o sinal de alerta para os três próximos jogos que vão definir o acesso para a série B.

Um dos mais regulares do LEC na primeira fase, o zagueiro Jeferson tem cometido falhas nas últimas partidas
Um dos mais regulares do LEC na primeira fase, o zagueiro Jeferson tem cometido falhas nas últimas partidas | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Na derrota para o Paysandu por 3 a 2, mais uma vez os erros defensivos foram determinantes para o resultado final. Os vacilos também já haviam acontecido na rodada anterior diante do Ypiranga. Durante toda a primeira fase, o LEC sofreu 16 gols em 18 partidas, o que dá uma média de 0,88 gols por jogo. Agora, em três jogos, foram cinco gols sofridos, o que elevou a média para 1,66.

"Temos que estar atentos para não tomar os gols que estamos tomando. Os nossos dois gols em Belém foram construídos enquanto que o adversário aproveitou os nossos erros para marcar. Não podemos deixar que isso aconteça e precisamos ser mais firmes e fortes", frisou o técnico Alemão. "Tanto as oportunidades desperdiçadas no ataque quanto as falhas defensivas contribuíram para a nossa derrota."

O goleiro Dalton e o zagueiro Jeferson têm sido os mais cobrados por parte do torcedor. Um dos jogadores mais regulares ao longo da campanha na série C, Jeferson tem caído de rendimento nas últimas partidas e cometeu erros nos dois gols sofridos no Rio Grande do Sul e voltou a falhar também na partida em Belém. Os laterais Gedeílson e Rafael Rosa também têm tido desempenho discreto e não são unanimidade entre os torcedores.

"Infelizmente aconteceram algumas falhas e não fomos eficazes no sistema defensivo. E me incluo também porque participei dos lances de dois gols, mas a gente se cobra muito. Temos que ter mais concentração porque trabalhar estamos trabalhando. Agora é focar nos dois próximos jogos decisivos", afirmou o zagueiro alviceleste.

Sobre Dalton, a crítica maior é em relação a sua insegurança na hora de sair do gol nas bolas aéreas e de não ter evitado o terceiro gol do Paysandu, após chute de longa distância, aos 49 minutos do segundo tempo. Os dois primeiros gols do time paraense aconteceram após cruzamentos para dentro da área.

Apesar do momento ruim do sistema de defesa, o técnico Alemão não deve fazer mudanças significativas na formação da zaga e das laterais visando o jogo contra o Paysandu, na segunda-feira (4), no estádio do Café.

Leia mais sobre o LEC