No ano em que está de volta à Série B, o Londrina estreia no Campeonato Paranaense neste sábado (27) com a meta de construir um time competitivo visando o Brasileiro, a partir do mês de maio. O caminho do Alviceleste começa diante do Maringá, às 19h15, no estádio do Café. Ainda em razão da pandemia da Covid-19, os jogos continuam com portões fechados.

Disputa do Paranaense será a grande oportunidade do técnico Silvinho Canuto no comando do Londrina
Disputa do Paranaense será a grande oportunidade do técnico Silvinho Canuto no comando do Londrina | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Com a promessa de fazer diferente dos últimos anos e valorizar o Estadual, o LEC quer brigar pelas primeiras posições do Paranaense e ter uma base competitiva para o Brasileiro, evitando o que aconteceu em 2019, quando montou um time jovem no primeiro trimestre e acabou rebaixado para a Série C no final do ano.

O técnico Silvinho Canuto ganhou a confiança dos dirigentes após comandar o LEC em dois momentos complicados, no rebaixamento de 2019 e no jogo do acesso na última temporada, e terá a oportunidade de pela primeira vez iniciar um trabalho na equipe principal.

O treinador teve quatro semanas para preparar o time para a estreia e ganhou sete reforços neste início de ano. O clube mais uma vez apostou em nomes desconhecidos, mas trouxe de volta Jonatas Belusso, artilheiro em 2017. No entanto, o centroavante, ainda fora de forma, não participa da estreia.

A vantagem para Canuto é a manutenção da base vitoriosa da Série C. Nomes como Dalton, Marcondes, Adenílson, Celsinho, Carlos Henrique e Douglas Santos continuam e formam a espinha dorsal da equipe neste início de Paranaense. O goleiro César e o atacante Safira voltaram de empréstimos.

NOVIDADES

Para a estreia, o meia Marcelo Freitas, um dos reforços, não pode jogar, já que estava atuando em Portugal e a janela de transferências internacionais só abre no dia 1º de março. Entre os contratados, quatro estarão em campo diante do Maringá: os laterais João Carlos e Luiz Henrique, o volante Jean Henrique e o atacante Thiago Henrique.

Diante de um rival contra o qual costuma se dar bem, o LEC quer manter o retrospecto e largar com o pé direito. São 11 confrontos entre as equipes, com seis vitórias do Tubarão, além de três empates. A última vitória do Maringá foi em 2015 e de lá para cá foram mais quatro confrontos, com três triunfos do Alviceleste e um empate.

De volta à primeira divisão, o Maringá fez 16 contratações e manteve 14 atletas da última temporada. Trouxe o técnico Marcos Soares, com passagens pela base do Corinthians, Santos e Botafogo. O objetivo do time da Cidade Canção é fazer um bom Estadual e buscar vagas na Série D e Copa do Brasil do ano que vem.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Lucas Paulo Torezin

Estádio: do Café

Horário: 19h15

Londrina: Dalton; João Carlos, Marcondes, Willian Correia e Luiz Henrique. Jean Henrique, Matheus Bianqui e Adenílson. Douglas Santos, Safira e Thiago Henrique. Técnico: Silvinho Canuto

Maringá: Caio; Nhaylson, Vilar, Rafael Castro e Guilherme Alves; Parrudo, Cazonatti e Rodrigo Bassani; Mirandinha, Patrikao e Moraes. Técnico: Marcos Soares

Leia mais sobre o LEC