Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no Estádio do Café nessa quarta-feira (19) para realizar a vistoria do local e emitir um novo laudo de Prevenção e Combate de Incêndio. O documento atual vence no dia 27 deste mês, apenas três dias antes da partida do Londrina contra o Boa Esporte (MG) e que está prevista para ser realizada naquela praça esportiva, às 16 horas, pela Série C. A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) precisa atender às exigências do Corpo de Bombeiros para que o laudo seja renovado pela corporação. A tenente Luana Pereira da Silva, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação não pode repassar informações sobre a nova vistoria. “Tudo o que a gente pode dizer é que a FEL está em tratativa com o Corpo de Bombeiros”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Corpo de Bombeiros realiza vistoria do Café para emitir laudo
| Foto: Isaac Santana/Framephoto/Folhapress

O último laudo foi emitido no dia 16 de setembro do ano passado, feito pelo tenente-coronel Ezequias de Paula Natal e ratificado pelo Major Wilson Oliveira Paulino. Na época de emissão do laudo, a única ressalva foi a de que os extintores de incêndio deveriam ter sido adequados conforme o projeto de prevenção de incêndio aprovado pela corporação.

O diretor-presidente da FEL, Sandro Henrique Moreira dos Santos, ressaltou que a questão dos extintores já foi sanada logo após a emissão do laudo do ano passado. Ele garantiu que os hidrantes estão todos funcionando e que não há pendência alguma em relação ao projeto de prevenção de incêndio que a FEL encaminhou aos bombeiros. “Eles soltam isso quando fazem a vistoria. A gente vai sanando todas as pendências logo após a emissão do documento. O material colocado lá é revisado. Os hidrantes receberam as manutenções. Todo o protocolo que os bombeiros nos passam a gente coloca em dia”, garantiu.

“A gente já tinha encaminhado a solicitação de vistoria. Acredito que até sexta-feira a gente já tenha o documento na mão e a liberação. Este é o único laudo pendente. Temos um acompanhamento diário. Com 30 dias antes já agenda a vistoria. Temos esse acompanhamento constante é feito pelo nosso diretor de logística e também pelo coordenador do estádio”, ressaltou Santos.

DEMAIS LAUDOS

Vale ressaltar que o laudo do Corpo de Bombeiros não sobrepõe a exigência de outros laudos, que ainda não caducaram. O laudo de condições sanitárias e de higiene vence no dia 19 de novembro deste ano, e o de vistoria de engenharia, no dia 20 do mesmo mês.

Santos ressaltou que a FEL conseguiu recursos com os deputados federais para a melhoria do estádio. “A gente conseguiu R$ 1,8 milhão para trocar a parte elétrica das torres de iluminação para substituir por LED por emenda parlamentar do deputado Filipe Barros (PSL)”, destacou. Ele também ressaltou que conseguiu R$ 500 mil para melhorar a acessibilidade do estádio por meio de recursos obtidos por emenda parlamentar do deputado Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros). “Temos também um projeto com a Copel de melhoria de eficiência energética para a troca da instalação elétrica das cabines, que serão em LED.”