O Londrina recebe o Cruzeiro nesta terça-feira (9) e quer mostrar que tem força para chegar ao G4 da Série B. Diante do líder disparado do Brasileiro, o Tubarão tenta manter o bom momento e a proximidade com os primeiros colocados. O jogo começa às 21h, no estádio do Café, e é válido pela 23ª rodada.

Douglas Coutinho é o artilheiro do LEC no ano, com 10 gols, sendo seis na Série B
Douglas Coutinho é o artilheiro do LEC no ano, com 10 gols, sendo seis na Série B | Foto: Sheyla Dantas/LEC

A vitória na última rodada fora de casa diante do Novorizontino deixou o LEC muito confortável em relação à zona do rebaixamento e mostrou que o time pode brigar por coisas maiores na competição. A distância para a ZR agora é de 13 pontos e o LEC está a 12 de chegar aos 45, pontuação média que garante a permanência na Série B. Faltando ainda 16 rodadas para o fim da competição, o Alviceleste está bem perto de alcançar o primeiro objetivo no Brasileiro.

Olhando para cima, o Tubarão tem seis pontos a menos que o Vasco, quarto colocado. E quer aproveitar o bom momento para colocar ainda mais pressão nos quatro gigantes que lideram a Série B. São cinco jogos de invencibilidade, com três vitórias e dois empates, e sete pontos conquistados nas três rodadas do returno.

Para sonhar com o acesso, no entanto, o LEC terá que melhorar o seu aproveitamento contra o quarteto favorito a chegar na Série A. No primeiro turno foram quatro derrotas para Cruzeiro, Bahia, Grêmio e Vasco. No returno, o Alviceleste joga contra Cruzeiro, Bahia e Grêmio no Café e visita o Vasco em São Januário. O primeiro desafio é nesta terça contra o líder e daqui a duas rodadas será a vez do tricolor baiano jogar na cidade.

LEIA TAMBÉM:

Adilson pode repetir escalação do LEC pela primeira vez na Série B

Escalação

Os resultados positivos e o clima favorável têm contribuído também com o técnico Adilson Batista, que pela primeira vez poderá repetir a escalação em dois jogos seguidos. Até aqui, em 22 rodadas, foram 22 formações diferentes. Todos que atuaram no interior paulista estão à disposição e o treinador não vai mexer.

Em Novo Horizonte, o lateral Jeferson estreou bem e o volante Mandaca, substituto de Jhonny Lucas, foi um dos melhores em campo. Ambos ganharam pontos com Adilson e serão mantidos entre os titulares. No ataque, a fase de Douglas Coutinho também tem sido decisiva. Artilheiro do LEC na Série B, com seis gols, o atacante marcou três gols nos três últimos jogos e foi determinante para as vitórias diante do Náutico e Novorizontino. Apresentado ontem, o meia-atacante Leandrinho, ex-RB Bragantino, foi regularizado no BID da CBF e fica à disposição do treinador.

Com 74% de aproveitamento, o Cruzeiro chega ao estádio do Café já fazendo contas para o acesso. Pelos cálculos do time mineiro, com mais 13 pontos o retorno para a Série A após três anos estará garantido. Nesta conta, o time alcançaria 62, pontuação média suficiente para se garantir no G4. A matemática para ser campeão gira em torno de 70 a 72 pontos.

O técnico Paulo Pezzolano não tem desfalques e deve repetir a formação que ganhou do Tombense por 2 a 0. O centroavante Edu, artilheiro da Celeste no ano com 16 gols - cinco na Série B -, vive um jejum de 11 partidas sem marcar e deve ser opção novamente no banco de reservas.

NO CAFÉ

LONDRINA

Matheus Nogueira; Jeferson, Saimon, Vilar e Alan Ruschel; João Paulo, Mandaca e Gegê; Caprini, Gabriel Santos e Douglas Coutinho. Técnico: Adilson Batista

CRUZEIRO

Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Bidú, Nota Morua, Machado, Chay e Daniel Jr.; Bruno Rodrigues e Luvanor. Técnico: Paulo Pezzolano

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Estádio: do Café

Horário: 21h

Ingressos: R$ 60 (cadeira) e R$ 40 (arquibancada)

LEC apresenta meia com passagem pela Itália e atacante revelado no Santos

O Londrina confirmou mais duas contratações para a sequência da Série B. Na segunda-feira (8), o Alviceleste anunciou o meia-atacante Leandrinho e o atacante Matheus Moraes. Os dois já treinam no CT e ficam à disposição do técnico Adilson Batista para as próximas partidas.

Leandrinho foi revelado na Ponte Preta e ficou três anos no Napoli, da Itália. Jogou ainda no Atlético Mineiro e chegou ao RB Bragantino em 2020, de onde vem por empréstimo até o fim do Brasileiro.

"Espero ajudar o grupo a alcançar os objetivos da melhor maneira dentro de campo. Aprendi muito na Europa, apesar de ter jogado pouco. Sou um jogador que gosta muito da troca de passes, de usar a velocidade no espaço curto e procuro finalizar bastante a gol", frisou o novo reforço alviceleste.

Matheus Moraes chegou aos 12 no Santos, mas não jogou no time principal do Alvinegro. No começo deste ano foi emprestado ao Maringá para a disputa do Paranaense. "Estou muito feliz por esta oportunidade e chego muito motivado. Espero poder somar e crescer junto com a equipe. Sou um atacante de beirada e gosto de ir para cima do adversário e jogar perto do gol", comentou.

O Londrina já havia contratado o lateral-direito Jeferson, que estreou contra o Novorizontino, e o volante Gustavo. A janela para inscrição de novos reforços fecha no dia 15 de agosto.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link