O confronto contra o Athletico vale muito mais do uma vaga na semifinal do Campeonato Paranaense para o Londrina. Se passar pelo Rubro-negro, o Tubarão já começa a definir também o seu calendário de competições para a próxima temporada.

Recuperado de uma pancada no tornozelo sofrida no jogo contra o Maringá, o atacante Peu tem presença garantida no confronto contra o Atlético, no sábado
Recuperado de uma pancada no tornozelo sofrida no jogo contra o Maringá, o atacante Peu tem presença garantida no confronto contra o Atlético, no sábado | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

O Paranaense reserva cinco vagas para a Copa do Brasil do ano seguinte. Atualmente, os Estaduais são o único caminho para participar da competição nacional. Se chegar à semifinal, o LEC será, na pior das hipóteses, o quarto colocado, garantindo vaga assim na Copa do Brasil de 2025.

Se for eliminado, no entanto, pelo Furacão, o Tubarão ficará fora da competição milionária pelo segundo ano consecutivo. O Londrina foi o oitavo colocado na primeira fase do Paranaense, com 14 pontos. A pontuação geral do campeonato segue acumulando os pontos conquistados na primeira fase com os das demais fases.

Se ganhar um jogo do Athletico, perder outro e for eliminado nos pênaltis ou no saldo de gols, por exemplo, o Londrina somaria mais três pontos e teria 17. Com esta pontuação, ele seria, no máximo, o sexto colocado do Estadual, porque o Azuriz já tem 17 pontos e cinco vitórias. O LEC chegaria apenas a quatro vitórias.

Se terminar em sexto lugar, a única possibilidade de o Londrina jogar a Copa do Brasil no ano que vem seria torcer para o Athletico conquistar a vaga direta pelo Campeonato Brasileiro. Em 2023, o Athletico foi o oitavo colocado no Brasileirão e garantiu uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil deste ano. Com isso, o Rubro-negro abriu a vaga do Campeonato Paranaense para o Cianorte, sexto colocado no Estadual do ano passado.

O Londrina ficou fora da Copa do Brasil em 2024 porque foi apenas o 10º colocado no Paranaense de 2023. O primeiro confronto entre LEC e Athletico pelas quartas de final do Estadual acontece neste sábado (2), às 16h, no estádio do Café. A partida de volta será no dia 10, na Ligga Arena, em Curitiba.

DÚVIDAS

O Londrina fecha na manhã desta sexta-feira (1º) a sua preparação para o jogo de sábado. O técnico Emerson Ávila mantém a dúvida se mantém o time com três atacantes ou reforça o meio-campo com um quarto jogador.

A novidade na equipe será o retorno do lateral-esquerdo Lauan, ausente nas duas últimas partidas. Com isso, Pedro Cacho, que estava jogando improvisado no setor, retorna para sua posição de origem no meio-campo. O volante Riquelmy está suspenso e a opção é Victor Hugo ou então manter os três atacantes: Calyson, Peu e Everton Moraes e escalar Marthã, Pedro Cacho e Rafael Longuine no meio-campo. Na defesa, o zagueiro Luís Felipe está suspenso e seu substituto será Darlan.