O Londrina oficializou na tarde desta quarta-feira (27) a contratação do técnico Emerson Ávila. A FOLHA já havia antecipado o acerto do treinador de 56 anos com o Alviceleste. Ávila começa a trabalhar no dia 3 de janeiro, na reapresentação do elenco.

Com passagens por seleções brasileiras de base, Ávila chega ao Londrina com o know-how de trabalhar com jogadores jovens, o que será realidade do clube pós-SM Sports
Com passagens por seleções brasileiras de base, Ávila chega ao Londrina com o know-how de trabalhar com jogadores jovens, o que será realidade do clube pós-SM Sports | Foto: Maxi Franzoi/Agif/Folhapress

Emerson Ávila terá a missão de comandar o Tubarão no Campeonato Paranaense e na Série C do Brasileiro. O treinador é a primeira contratação confirmada da nova parceira do LEC no futebol, a Squadra Sports. Ávila terá apenas 15 dias de treinos até a estreia do Tubarão no Estadual, em 18 de janeiro, contra o Operário, em Ponta Grossa.

O treinador agradeceu ao convite do LEC e se mostrou otimista com o trabalho no clube. “Eu fiquei muito feliz com o convite, porque se trata de um clube que tem história no futebol e o convite me encheu de alegria, de disposição e a gente espera fazer um trabalho muito organizado, um trabalho que possa atender às necessidades do clube e que possa também atender ao anseio do torcedor”, afirmou o novo comandante alviceleste.

Trajetória

Emerson Ávila é mineiro nascido em Belo Horizonte e iniciou sua trajetória no futebol em 1996, trabalhando principalmente em categorias de base. Em 2005, assumiu como auxiliar técnico fixo do Cruzeiro, ficando neste cargo até 2007, quando dirigiu interinamente o clube na final do Campeonato Mineiro.

Depois passou por clubes como Ipatinga, onde levou o time mineiro à Série A do Brasileiro, em 2007, Boa Vista (RJ), Villa Nova, Betim e Pouso Alegre, todos de Minas Gerais. Em 2011, foi campeão Sul-Americano com a seleção brasileira sub-17 e depois dirigiu a seleção sub-20. Seu último trabalho foi no Goiás, em 2023, onde foi auxiliar e técnico interino, dirigindo a equipe em 16 partidas.

SAF

Emerson Ávila chega ao Londrina em um momento de transição para o modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Após 13 anos, o clube rompeu o contrato de parceria com a SM Sports e buscou um novo parceiro. A Squadra Sports assumiu o futebol do clube e irá adquirir 90% das ações da futura SAF.

Perguntado a respeita das mudanças enfrentadas pelo clube, o treinador disse que vê com bons olhos o "modelo empresarial" e acredita ser um caminho sem volta no futebol brasileiro.

"Muitos clubes têm adotado este caminho e acho que o projeto do Londrina tem tudo para ter muito sucesso. São pessoas de muito respeito e reconhecidas no cenário do futebol que estão à frente e acredito que desta forma o clube pode conseguir ter uma equipe forte e competitiva para atender aos objetivos da empresa e da torcida", frisou.

Emerson Ávila também chega ao Londrina com o know-how de trabalhar com jogadores jovens. A utilização de atletas formados na base será uma realidade no LEC, sobretudo no início da próxima temporada.

"Sabemos que o Londrina tem muitos atletas formados na sua base e que almeja colocá-los em uma vitrine maior. A empresa tem objetivos bem traçados e um deles é justamente oportunizar aos atletas formados no clube. Tenho certeza de que com uma mescla de jogadores experientes eles terão a confiança e o respaldo necessários para aproveitarem as oportunidades", apontou o treinador.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'.Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068