O Londrina continua fazendo o seu torcedor sofrer no Campeonato Paranaense. Após sete jogos, o Tubarão não sabe o que é ganhar e sofreu em Ponta Grossa a sua primeira derrota na competição. Jogando na quinta-feira (29), no Germano Krüger, o Operário ganhou por 1 a 0 e alcançou a ponta da tabela, com 14 pontos.

Nem a estreia do centroavante Salatiel foi suficiente para o Londrina ganhar no Paranaense
Nem a estreia do centroavante Salatiel foi suficiente para o Londrina ganhar no Paranaense | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Já o LEC se aproxima perigosamente da zona do rebaixamento. Em 10º lugar, o Alviceleste tem seis pontos, apenas um a mais que o Maringá, que é o 11º e dois à frente do lanterna Cascavel CR. O time do Oeste será o próximo adversário do LEC, na segunda-feira (3), no estádio Olímpico Regional, em um confronto direto contra a degola.

O Londrina foi mais do mesmo no primeiro tempo em Ponta Grossa. Time não conseguiu atacar, marcou mal e seguiu frágil na defesa. O técnico Roberto Fonseca optou por manter a equipe com quatro homens no meio-campo, mas posicionou Adenílson mais adiantado, próximo a Safira e Douglas Santos. Com isso, o centroavante Salatiel começou no banco e só entrou aos 16 minutos do segundo tempo.

Imagem ilustrativa da imagem Com ZR rondando o LEC após derrota, Fonseca diz que jogo contra o lanterna é decisão
| Foto: Folha Arte

Após um começo de jogo equilibrado, o Operário tomou conta da partida e assustou em cabeceio de Ricardo Bueno aos 12. Aos 22, Leandrinho e Alex Silva tabelaram pela direita, veio o cruzamento rasteiro para a área e Jean Carlo se antecipou ao lateral João Carlos e ao goleiro Dalton para abrir o placar.

A única chance de gol do LEC veio aos 34. Após cobrança de escanteio, o goleiro Simão saiu mal, Safira cabeceou fraco e o lateral Alex Silva salvou quase em cima da linha.

Apesar da ineficiência da equipe, Roberto Fonseca não fez modificações para a volta do intervalo. Aos 10, o LEC teve a sua melhor chance de marcar. Adenílson cobrou escanteio e Marcondes desviou dentro da pequena área, a bola resvalou no travessão e saiu.

Mesmo com mais posse de bola, o Londrina não incomodava e o Operário controlava bem a vantagem no placar. Fonseca promoveu as cinco alterações a que tinha direito e terminou o jogo com quatro atacantes, assim como contra o Toledo: Salatiel, Jonatas Belusso, Juan Matos e Douglas. No entanto, mais uma vez, faltou levar a bola até o ataque.

AVALIAÇÃO

O técnico Roberto Fonseca reconheceu as dificuldades da equipe em Ponta Grossa e a falta de ofensividade. "Estamos com dificuldade na transição do meio para o ataque. Sabíamos que jogar pelo meio estaria congestionado e seria difícil chegar, mas precisamos melhorar a nossa qualidade em campo", frisou.

Fonseca citou a situação delicada do time na tabela e ressaltou a importância do próximo jogo. "A próxima partida é uma decisão. Estamos cientes desta situação desde que chegamos. Estamos brigando na parte de baixo porque não conseguimos vencer e a responsabilidade para revertemos a situação é de todos nós", apontou o treinador.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Gustavo Gomes

Estádio: Germano Krüger

Gols: Jean Carlos aos 22 minutos do primeiro tempo

OPERÁRIO 1

Simão; Alex Silva, Fábio Alemão, Rodolfo Filemon e Silva; Rafael Chorão (Douglas Santos), Tomas Bastos e Leandrinho (Léo Rigo); Jean Carlo (Rafael Oller), Ricardo Bueno (Schumacher) e Felipe Garcia (Fabiano).
Técnico: Matheus Costa

LONDRINA 0

Dalton; João Carlos, Marcondes, Lucas Costa e Luan Marchiori (Felipe Camillo); Jean Henrique (Salatiel), Matheus Bianqui (Pedro Cacho), Marcelo Freitas e Adenílson (Juan Matos); Douglas Santos e Safira (Jonatas Belusso). Técnico: Roberto Fonseca