O Londrina segue a passos firmes rumo à Série C em 2024. Na noite deste sábado (23), o Tubarão foi presa fácil e caiu de quatro para o Sport, na Ilha do Retiro, que teve o maior público do ano, pela 29ª rodada da Série B. Apesar de ter tido alguns bons momentos no jogo, o placar de 4 a 0 mostrou bem a diferença técnica dos dois times.

Agora são sete jogos sem vencer e 18 derrotas no Brasileiro, sendo a equipe que mais perdeu na competição. O LEC segue em penúltimo lugar, com 21 pontos, e faltando nove rodadas para terminar a Série B o rebaixamento é questão de tempo, apesar de matematicamente o time ainda ter chances de escapar. O Londrina volta a campo na quinta-feira (28), diante do Sampaio Corrêa, `s 21h30, no estádio do Café.

Já o Sport assumiu o segundo lugar, com 53 pontos, dois a menos que o líder Vitória, e segue firme na briga pelo acesso.

O Londrina fez um primeiro tempo equilibrado contra o Sport em uma Ilha do Retiro com mais de 26 mil torcedores. Criou duas boas chances, teve mais posse de bola (53% a 47%), mas tomou um gol de contra-ataque. e foi perdendo para o intervalo. Aos 30 minutos, o uruguaio Labandeira fez jogada em velocidade pela direita, passou por Marcos Pedro e cruzou na medida para Jorginho. O camisa 10 bateu no ângulo, sem chances para Neneca.

O LEC entrou com duas alterações - a estreia do lateral Lucas Mendes e o volante Rodrigo no lugar de Moisés - e conseguiu segurar a pressão do time pernambucano. Até o gol, o Sport tinha criado uma única chance com o zagueiro Alisson Cassiano, que cabeceou para fora.

William Barbio teve a primeira chance alviceleste. Aos 13, após cruzamento de João Paulo, o atacante pegou de primeira dentro da área e mandou por cima. A melhor oportunidade foi com Ariel. Aos 36, recebeu cruzamento completamente livre dentro da pequena área, mas cabeceou fraco em cima do goleiro Denis.

O Londrina também voltou bem para o segundo tempo e teve a chance de empatar com Iago Dias. O centroavante girou dentro da área e bateu forte, exigindo um milagre de Denis. No entanto, na sequência do lance, aos 4 minutos, o LEC entregou o segundo gol.

O estreante Lucas Mendes, sozinho no meio-campo, perdeu a bola para Labandeira, que partiu em velocidade e tocou na saída de Neneca para aumentar. O Alviceleste até esboçou reação e chegou a marcar com Ariel, aos 10.

No entanto, após revisão do VAR, o meia londrinense estava impedido e o gol foi anulado. A partir daí, o LEC se entregou em campo e o Sport consolidou a goleada. Michel Lima fez 3 a 0, aos 28, após novo erro defensivo e Fabio Matheus, de cabeça, fechou a conta aos 40. No fim, festa da galera do Leão pernambucano e mais um fim de semana de cabeça inchada do torcedor alviceleste.

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF)

Estádio: Ilha do Retiro

Gols: Jorginho, aos 30 minutos do primeiro tempo, Labandeira, aos 4 minutos, Michel Lima, aos 28, e Fabio Matheus, aos 40 minutos do segundo tempo

Renda: R$ 496.935,00 Público: 26.345

Sport: Denis; Roberto Rosales, Sabino, Alisson Cassiano e Felipinho. Fabinho, Ronaldo Henrique (Felipe) e Jorginho (Diego Souza). João Peglow (Michel Lima), Labandeira (Fabio Matheus) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira

Londrina: Neneca; Lucas Mendes (Igor França), Gabriel, Rafael Vaz e Marcos Pedro. João Paulo, Rodrigo (Moisés) e Ariel (Garraty). Paulinho Moccelin (Everton), William Barbio (Peu) e Iago Dias. Técnico: Roberto Fonseca

BRUSQUE VIRA CONTRA O OPERÁRIO E GARANTE VAGA NA SÉRIE B

O Brusque venceu de virada o Operário por 2 a 1, nesta noite, em Ponta Grossa, e é o primeiro clube a garantir uma das quatro vagas à Série B de 2024. Faltando apenas duas rodadas para o final da segunda fase da Série C, o time catarinense foi a 12 pontos no grupo B, contra 4 do São José-RS, o terceiro colocado. O São Bernardo-SP é o vice-líder, também com 4, enquanto o Fantasma segura a lanterna, com 3. O Operário dará adeus à chance do acesso se perder para o São José na penúltima rodada, dia 1º de outubro, em Porto Alegre. Já no grupo D, o Paysandu está a um empate do acesso antecipado. O Papão bateu o Botafogo-PB por 2 a 1, neste sábado, em João Pessoa, foi aos 10 pontos, e garante a vaga até empatando com o Amazonas, na penúltima rodada, em Belém, já que o terceiro colocado, Volta Redonda, tem 4 pontos. Os dois primeiros colocados de cada grupo sobem para a Série B.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link