O técnico Edinho Nascimento iniciou na sexta-feira (22) o seu trabalho à frente do time sub-19 do Londrina e terá como primeiro desafio a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2022. Com a chegada do filho do Rei Pelé, o LEC quer também estreitar o já bom relacionamento que tem com o Santos.

Aos 51 anos, o ex-goleiro ainda é funcionário do Peixe e foi "emprestado" ao Alviceleste. Edinho fará também o papel de observar revelações do Londrina, que podem ir para a Vila Belmiro, e ainda intermediar a vinda de atletas do time paulista para o LEC.

“Já existe uma parceria institucional entre Londrina e Santos e a minha vinda para cá é fruto desta parceira. O Santos terá um representante aqui para potencializar estes jovens atletas e que pode gerar uma troca de jogadores entre os clubes”, afirmou Edinho. “O Santos terá mais um grande parceiro na busca de novos talentos e o Londrina sabe que terá também a oportunidade de colocar atletas no Santos. É uma oportunidade muito importante para as duas instituições”.

Leia mais sobre o LEC

Nos dois últimos anos o Tubarão recebeu dois jogadores do Peixe por empréstimo. O lateral Alan Cardoso, que jogou a Série C do ano passado, e o meia Lucas Lourenço - participou de parte da Série B nesta temporada, mas foi liberado após o desejo de voltar para Santos.

Edinho ressaltou também que o fato do técnico Márcio Fernandes estar hoje no Londrina pesou na sua decisão de aceitar o convite do alviceleste. Fernandes foi jogador e treinador dos Santos e os dois já trabalharam juntos no clube da Vila Belmiro.

DESAFIO

Edinho terá um desafio grande para montar um Londrina competitivo para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o time do LEC está há quase dois anos sem disputar uma competição oficial, já que não houve o Paranaense da categoria nas duas últimas temporadas. A Copa São Paulo também não foi disputada em 2021.

“Essa pandemia causou um grande prejuízo para o futebol, principalmente para essas gerações que sofreram a parada do futebol durante esse período. Esses meninos estão com praticamente dois anos de inatividade e essa é realmente minha principal preocupação, mas temos a condição de ter adiantado o retorno deles e vamos fazer o máximo para colocá-los em condição de jogo”, prometeu o treinador.

O elenco do sub-19 do LEC se reapresentou há algumas semanas e vinha sendo comandado pelo auxiliar Edison Borges, que se desligou do clube esta semana para trabalhar com o técnico Marquinhos Santos no América Mineiro.

Após encerrar a carreira de goleiro em 1999 na Ponte Preta - antes havia jogado no Santos, Portuguesa Santista e São Caetano -, Edinho integrou a comissão técnica permanente do Santos entre 2007 e 2015, além de passar pelas categorias de base do Peixe. No profissional, Edinho foi técnico do Mogi Mirim, Água Santa e Tricordiano, de Três Corações (MG), cidade onde nasceu o Rei Pelé. Fora dos campos, o ex-goleiro travou uma batalha contra a dependência química, chegando a ser preso em algumas ocasiões e passou por tratamento.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link