Acreditando que a troca no comando técnico traga um ânimo novo ao elenco, o Londrina inicia nesta terça-feira (12) a reta final da Série B. O Tubarão encara o Criciúma em um jogo decisivo para os dois clubes na luta contra o rebaixamento no Brasileiro. A partida começa às 20h30, no estádio Heriberto HÜlse.

Silvio: "Temos que resgatar o espírito vencedor e fazer quatro jogos decisivos"
Silvio: "Temos que resgatar o espírito vencedor e fazer quatro jogos decisivos" | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

A principal esperança do LEC estará no banco de reservas, com a estreia do técnico Silvinho Canuto, que substitui o demitido Mazola Júnior. Aos 42 anos, o treinador, que vinha se destacando no trabalho de base, terá a sua primeira oportunidade na equipe principal e tem como grande missão evitar a queda para a Série C nas últimas quatro rodadas. "Esta reta final será muito difícil porque vamos enfrentar adversários que também lutam para se manter. Mas senti o grupo confiante em sair desta situação", afirmou o treinador, que realizou apenas dois treinamentos para o confronto em Santa Catarina.

O Londrina sabe da necessidade de pontuar em Criciúma. Uma eventual derrota pode fazer com que o time perca até duas posições, dependendo dos resultados de Figueirense e Vila Nova, que somam 35 e 33 pontos respectivamente. O Alviceleste é o primeiro time fora da ZR, com 35. Para o Criciúma, penúltimo colocado, com 31 pontos, o confronto é praticamente a última chance do time seguir vivo na briga para fugir da degola.

"O Silvinho é um cara sensacional, trabalhador. Jogamos juntos e ele vem se especializando nos últimos anos, fruto disso é o trabalho espetacular na base. Acredito que ele tem tudo para fazer um bom trabalho, porque entende do jogo e tem um pensamento ofensivo", frisou o zagueiro Silvio, que foi companheiro de Silvinho no LEC em 2009 e 2011.

Apesar da esperança ressurgir no torcedor alviceleste, o novo comandante herda os mesmos problemas enfrentados pelos seus antecessores. Canuto tem vários desfalques, sobretudo em razão de lesões. Atualmente são dez atletas no departamento médico sem condições de atuarem. As principais ausências são os volantes Germano e Anderson Leite, os laterais Raí Ramos, Alemão e Hélder, os meias Higor Leite e André Moritz, além do atacante Paulinho Moccelin.

O treinador não tem um lateral-direito de ofício e deve improvisar Silvio no setor. Para o meio-campo, o único armador à disposição é Arthur Caculé, que tem jogado pouco no Brasileiro. No ataque, Matheuzinho volta após cumprir suspensão automática e a tendência que o treinador volte a escalar a equipe com três atacantes. O treinador prometeu mandar a campo um time mais ofensivo e com uma postura diferente dos últimos jogos. "Temos que resgatar o espírito vencedor e fazer quatro jogos muito decisivos", apontou Silvio.

Derrotado pelo Sport na última rodada, o Criciúma joga todas as suas fichas no confronto com o LEC. O técnico Roberto Cavalo não poderá contar com o zagueiro Sandro e o atacante Reis, que estão suspenso. Ausente da partida em Recife, o lateral-esquerdo Marlon retorna após cumprir suspensão. O Tigre não vence há nove partidas na Série B.

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Estádio: Heriberto Hülse

Horário: 20h30

Londrina: César; Silvio, Dirceu, Léo Rigo e Felipe Vieira. Bertotto (Charles), Neris e Pedro Cacho. Matheuzinho, Léo Passos e Luidy (Uelber). Técnico: Silvinho Canuto

Criciúma: Paulo Gianezini; Carlos Eduardo, Derlan, Thales e Marlon. Foguinho, Wesley e Gean Mangabeira. Andrew, Lukinha (Reinaldo) e Léo Gamalho. Técnico: Roberto Cavalo

Saiba mais sobre o LEC