Imagem ilustrativa da imagem Com 13 rodadas, LEC tem aproveitamento pior do que ano do rebaixamento
| Foto: Gustavo Pereira Padial

O empate sem gols do Londrina no fim de semana com o Avaí aumentou o jejum do time alviceleste na Série B do Brasileiro. Agora são seis partidas sem saber o que é vitória: cinco derrotas, consecutivas, e uma igualdade. O aproveitamento, levando em conta até a 13ª rodada, é pior se comparado com 2019, ano em que o LEC caiu para a terceira divisão nacional. Nesta edição, o Tubarão tem aproveitamento de 28%, enquanto que há quatro anos acumulava 59%.

A sequência ruim também está perto de equiparar à do ano do descenso, quando chegou a sete confrontos sem vitórias nas últimas rodadas, sendo seis reveses e um empate. O combo de resultados ruins, que reflete a falta do bom futebol, mantém o Londrina flertando com o grupo dos quatro piores. O Alviceleste está com 11 pontos e na 16ª colocação, tendo somente um triunfo a mais que a Chapecoense, que figura na 17ª posição.

Mesmo vindo de empate contra uma equipe em situação ainda mais delicada, os jogadores e o técnico PC Gusmão têm celebrado o ponto conquistado como se fosse três. “Se tivéssemos quebrado essa sequência antes, pelo menos com empate, estaríamos numa situação melhor. Independentemente da situação do Avaí, jogar aqui (na Ressacada) com torcida é difícil”, destacou o treinador, em entrevista à rádio Clube FM 95.7.

Gusmão também afirmou que as duas semanas de preparação por conta das datas FIFA foram importantes. “Consegui conhecê-los melhor e exigir deles algumas situações em que precisávamos criar protocolos diferentes. Foi o que aconteceu (no jogo com o Avaí). Aqui não existe cadeira cativa, mas sim um grupo lutando por espaço e trabalhando no dia a dia para entregar o melhor.”

CONFIANÇA

Com o Londrina atravessando má fase, o comandante azul e branco garantiu que a confiança do elenco melhorou desde sua chegada, no final de maio. “Já olham um para o outro de forma diferente. Sabemos que temos muito a crescer, mas foi importante neste momento (o empate). Temos a evoluir como grupo para que possamos sair da situação em que estamos e busquemos posições melhores”, ponderou.

POUCO TEMPO

Os atletas se reapresentam nesta segunda-feira (26) e terão apenas dois dias de treinamento até o próximo confronto, marcado para quarta-feira (28), no estádio do Café, às 21h30. O adversário será o Juventude, que vem de duas derrotas seguidas, porém, está no meio da tabela. Moisés Gaúcho será desfalque, já que levou o terceiro amarelo em Santa Catarina. O provável substituto é Natham.

CONTRATAÇÕES

Enquanto busca reagir dentro de campo, o Londrina está de olho na janela de transferência, que abre no próximo dia três de julho. Será a oportunidade para se reforçar para o segundo turno da segunda divisão, ainda mais depois das saídas do volante Jatobá e dos atacantes Vitor Feijão e Matheus Lucas. “Sabemos que Londrina não é um clube de investimento grande. Temos que ter muito a percepção nos departamentos, principalmente de análise, para que sejamos cirúrgicos dentro das carências. Precisa ter um elenco enxuto, mas com recomposição à altura”, sentenciou PC Gusmão.

Mesmo com um futebol bisonho e pouco produtivo, jogadores e o técnico PC Gusmão comemoraram o empate sem gols com o Avaí
Mesmo com um futebol bisonho e pouco produtivo, jogadores e o técnico PC Gusmão comemoraram o empate sem gols com o Avaí | Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

SUB-20

Se o elenco principal tem decepcionado, os jovens da base estão fazendo bonito. O time sub-20 venceu o Cianorte, no sábado (24), por 10 a 0, em duelo no Centro de Treinamentos da SM Sports, da rodada dois da segunda fase. Os gols foram marcados por Brandão (3), Matheus Goiás (2), Peu, Tamarana, Jonas, Jeílson e Biel. O Tubarãozinho é o vice-líder, com 24 pontos, atrás apenas do Operário, que tem 28.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.