Campeonato Paranaense começa neste sábado com clássico
Estadual terá confronto de times da capital logo na abertura da temporada 2025
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de janeiro de 2025
Estadual terá confronto de times da capital logo na abertura da temporada 2025
Matheus Camargo
A 1ª rodada do Campeonato Paranaense 2025 terá início neste sábado (11), às 16h, com o clássico entre Athletico Paranaense e Paraná, na Ligga Arena, em duelo que marca o retorno do Tricolor à elite do Estadual. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) abre a disputa com o confronto entre o campeão da primeira contra o campeão da segunda divisão do Paranaense do ano passado.
O Athletico Paranaense chega para a competição em momento de reconstrução. Rebaixado para o Campeonato Brasileiro da Série B, o Furacão tem buscado reforços no mercado e liberou diversos atletas que fizeram parte da campanha do descenso em 2024. O técnico será Maurício Barbieri, ex-Flamengo e Red Bull Bragantino.
Chegaram para reforçar o elenco do Athletico o zagueiro Léo Pelé, o lateral Hayen Palacios, os volantes Raul e Falcão, e os atacantes Luiz Fernando e Leozinho. Deixaram o clube o lateral Léo Godoy, o zagueiro Marcos Vitor, além dos meio-campistas Fernandinho, Erick, Christian, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor e os atacantes Nikão e Canobbio. Ainda podem deixar o clube o goleiro Léo Linck, o zagueiro Thiago Heleno e os atacantes Pablo, Cuello e Mastriani.
O Paraná faz seu retorno à elite do Paranaense após duas temporadas e tenta chegar a uma competição nacional em 2026 para ter calendário completo no próximo ano. O novo técnico do Tricolor é Argel Fuchs, que conta com reforços conhecidos no futebol brasileiro para o elenco, como Daniel Guedes, Diego Ivo, Gustavo Xuxa, Lucas Lourenço e Leandro Pereira.
Outros jogos da 1ª rodada
Ainda no sábado, Rio Branco e Azuriz se enfrentam às 18h30, em Paranaguá. É o retorno do Leão da Estradinha à elite do futebol estadual. O time da casa anunciou reforços conhecidos como o atacante Jonathan Cristaldo e o zagueiro Victor Ramos, ambos ex-Palmeiras. O técnico da equipe será Fahel Júnior, responsável por levar o time ao acesso. O Azuriz será comandado por Emerson Cris, ex-Chapecoense e Galo Maringá. Os principais reforços do time de Pato Branco são Yuri Sena, ex-Vitória, e Jean Cléber, ex-Avaí.
No domingo (12), se enfrentam Cianorte e Cascavel, em Cianorte, às 16h, em duelo que marca o reencontro entre as equipes após a disputa do Torneio Paraná de Verão. Na competição amistosa, o Leão do Vale venceu por 2 a 0. As atrações do Cianorte para o Estadual são o zagueiro Anderson Salles, ex-Vasco e que estava na Indonésia, e o centroavante japonês Mori, de 1,97m. O treinador será Jerson Testoni. O Cascavel terá como técnico Silvinho Canuto, ex-Londrina, e os principais reforços são Josiel, ex-Ponte Preta, e Schutz, ex-Fluminense e Tombense.
No mesmo horário, em Ponta Grossa, se enfrentam Operário e Andraus. Será a estreia do novo técnico do Fantasma, Bruno Pivetti, que assume a vaga deixada por Rafael Guanaes após o encerramento do Brasileiro da Série B. O time manteve a base que fez boa campanha na competição nacional, incluindo nomes como Jacy, Boschillia e Vinicius Mingotti. Pelo lado do Andraus, o técnico será, mais uma vez, Claudemir Sturion, que esteve à frente do time curitibano no último Estadual. O principal reforço do time é Vinicius Kiss, ex-Paraná e Coritiba.
Maringá e São Joseense fecham a 1ª rodada às 18h30 de domingo com duelo disputado no Estádio Willie Davids. O time maringaense entra em campo com um novo status após ter conseguido o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C. Os principais reforços são o lateral Cristovam, ex-Brusque, e Ronald Barcellos, ex-Flamengo e Grêmio. Mais uma vez o Dogão será comandado por Jorge Castilho.
A novidade pelo lado do São Joseense será o técnico Lúcio Flávio, ex-Botafogo e Aparecidense, escolhido por Marlos, CEO do clube, para comandar a equipe no Paranaense. O principal destaque do São Joseense no mercado foi a contratação de Dirceu, ex-Londrina.