A 1ª rodada do Campeonato Paranaense 2025 terá início neste sábado (11), às 16h, com o clássico entre Athletico Paranaense e Paraná, na Ligga Arena, em duelo que marca o retorno do Tricolor à elite do Estadual. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) abre a disputa com o confronto entre o campeão da primeira contra o campeão da segunda divisão do Paranaense do ano passado.

O Athletico Paranaense chega para a competição em momento de reconstrução. Rebaixado para o Campeonato Brasileiro da Série B, o Furacão tem buscado reforços no mercado e liberou diversos atletas que fizeram parte da campanha do descenso em 2024. O técnico será Maurício Barbieri, ex-Flamengo e Red Bull Bragantino.

O técnico Maurício Barbieri, ex-Flamengo e Red Bull Bragantino, terá a incumbência de iniciar a reconstrução do Athetico após o vexatório rebaixamento à Série B do Brasileiro
O técnico Maurício Barbieri, ex-Flamengo e Red Bull Bragantino, terá a incumbência de iniciar a reconstrução do Athetico após o vexatório rebaixamento à Série B do Brasileiro | Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Folhapress

Chegaram para reforçar o elenco do Athletico o zagueiro Léo Pelé, o lateral Hayen Palacios, os volantes Raul e Falcão, e os atacantes Luiz Fernando e Leozinho. Deixaram o clube o lateral Léo Godoy, o zagueiro Marcos Vitor, além dos meio-campistas Fernandinho, Erick, Christian, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor e os atacantes Nikão e Canobbio. Ainda podem deixar o clube o goleiro Léo Linck, o zagueiro Thiago Heleno e os atacantes Pablo, Cuello e Mastriani.

O Paraná faz seu retorno à elite do Paranaense após duas temporadas e tenta chegar a uma competição nacional em 2026 para ter calendário completo no próximo ano. O novo técnico do Tricolor é Argel Fuchs, que conta com reforços conhecidos no futebol brasileiro para o elenco, como Daniel Guedes, Diego Ivo, Gustavo Xuxa, Lucas Lourenço e Leandro Pereira.

Outros jogos da 1ª rodada

Ainda no sábado, Rio Branco e Azuriz se enfrentam às 18h30, em Paranaguá. É o retorno do Leão da Estradinha à elite do futebol estadual. O time da casa anunciou reforços conhecidos como o atacante Jonathan Cristaldo e o zagueiro Victor Ramos, ambos ex-Palmeiras. O técnico da equipe será Fahel Júnior, responsável por levar o time ao acesso. O Azuriz será comandado por Emerson Cris, ex-Chapecoense e Galo Maringá. Os principais reforços do time de Pato Branco são Yuri Sena, ex-Vitória, e Jean Cléber, ex-Avaí.

No domingo (12), se enfrentam Cianorte e Cascavel, em Cianorte, às 16h, em duelo que marca o reencontro entre as equipes após a disputa do Torneio Paraná de Verão. Na competição amistosa, o Leão do Vale venceu por 2 a 0. As atrações do Cianorte para o Estadual são o zagueiro Anderson Salles, ex-Vasco e que estava na Indonésia, e o centroavante japonês Mori, de 1,97m. O treinador será Jerson Testoni. O Cascavel terá como técnico Silvinho Canuto, ex-Londrina, e os principais reforços são Josiel, ex-Ponte Preta, e Schutz, ex-Fluminense e Tombense.

No mesmo horário, em Ponta Grossa, se enfrentam Operário e Andraus. Será a estreia do novo técnico do Fantasma, Bruno Pivetti, que assume a vaga deixada por Rafael Guanaes após o encerramento do Brasileiro da Série B. O time manteve a base que fez boa campanha na competição nacional, incluindo nomes como Jacy, Boschillia e Vinicius Mingotti. Pelo lado do Andraus, o técnico será, mais uma vez, Claudemir Sturion, que esteve à frente do time curitibano no último Estadual. O principal reforço do time é Vinicius Kiss, ex-Paraná e Coritiba.

Maringá e São Joseense fecham a 1ª rodada às 18h30 de domingo com duelo disputado no Estádio Willie Davids. O time maringaense entra em campo com um novo status após ter conseguido o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C. Os principais reforços são o lateral Cristovam, ex-Brusque, e Ronald Barcellos, ex-Flamengo e Grêmio. Mais uma vez o Dogão será comandado por Jorge Castilho.

A novidade pelo lado do São Joseense será o técnico Lúcio Flávio, ex-Botafogo e Aparecidense, escolhido por Marlos, CEO do clube, para comandar a equipe no Paranaense. O principal destaque do São Joseense no mercado foi a contratação de Dirceu, ex-Londrina.