Apesar do novo decreto estadual autorizar eventos abertos no Paraná com até 15 mil pessoas, o estádio do Café continuará com a sua capacidade reduzida para o jogo entre Londrina e Cruzeiro, na sexta-feira (5), às 21h30, pela 34ª rodada da Série B.

Imagem ilustrativa da imagem Café poderá receber até cinco mil torcedores contra o Cruzeiro
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em setembro entre a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) e o Corpo de Bombeiros permitiu que o Café voltasse a receber público com o afrouxamento das restrições da pandemia do novo coronavírus, mas liberado apenas para 3.750 torcedores. O TAC tem validade de um ano. O Londrina, no entanto, informou que cinco mil ingressos foram colocados à venda, seguindo a limitação válida nas partidas anteriores em que houve presença de público, conforme decreto municipal.

Para liberar o estádio em sua capacidade normal (31.800 torcedores), o Corpo de Bombeiros exige adequações no acesso do público ao setor das cadeiras cativas, como a retirada de degraus, além de ajustes em corrimões e parapeitos e saídas de emergência. Mas o presidente da FEL, Marcelo Oguido, adiantou que as obras não devem ocorrer a curto prazo.

Leia mais sobre o LEC

"O TAC foi a forma que encontramos para conseguir fazer as melhorias exigidas e ao mesmo tempo liberar o estádio para receber o público. Precisamos licitar o projeto, mesmo sabendo que algumas destas reformas não poderão ser feitas por mexer na estrutura do estádio. Vamos precisar propor outras alternativas de adequação. O último projeto é de 2012 e algumas normas precisam ser atualizadas", afirmou Oguido, sem dar um prazo para a abertura da licitação.

Questionado se as novas regras estaduais para eventos seriam seguidas em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati (PP) acenou de forma positiva, mas não entrou no mérito sobre a liberação ou não do Café para receber um público maior. "Vamos seguir o decreto com ampliação do público, é coerência. Temos trabalhado desta maneira desde o início da pandemia. Claro que com todos os cuidados e proteção, mas vai haver ampliação sim. Eu ainda não sentei com a minha equipe para redigir o decreto, mas vamos seguir esta mesma lógica", revelou Belinati em entrevista coletiva na manhã de quarta-feira (3).

O Londrina já iniciou a venda dos ingressos para a partida desta sexta-feira com valor único de R$ 20. Apenas o setor das cadeiras cativas estará aberto. As entradas podem ser adquiridas nas lojas Karilu Sports, Banca Flamengo e bilheterias do estádio do Café. Além do site meubilhete.com.

Para adentrar o estádio será preciso apresentar a carteira de vacinação comprovando o ciclo vacinal completo contra a Covid-19. Quem não foi imunizado totalmente terá que apresentar um exame de detecção RT-PCR negativo realizado em até 3 dias (72 horas) ou antígeno da Covid-19 negativo realizado em até 2 dias (48 horas) antes da partida.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link