Um dos maiores ídolos da história do Londrina, Carlos Alberto Garcia será eternizado com a publicação da sua biografia e de um documentário, que vão relatar desde a sua infância no interior paulista até o estrelato vestindo a camisa alviceleste.

Imagem ilustrativa da imagem Bem Amado será eternizado em livro e documentário
| Foto: Gustavo Carneiro

O material literário e audiovisual está em fase de conclusão e deve ser lançado em abril, mês do aniversário do LEC. A pesquisa sobre a vida do Bem Amado está sendo feita pelos jornalistas Thiago Mossini, Weslley Lemos e Guilherme Vanzela.

De acordo com Mossini, a ideia de contar a história do camisa 8 do Tubarão vem de anos, mas só em 2018 o ex-jogador aceitou a ideia de se transformar em personagem. Inicialmente a carreira de Garcia seria contada apenas em livro, mas durante o processo de produção surgiu a possibilidade também de produzir o documentário.

"Queremos mostrar o Garcia ídolo do Londrina, do menino de Flórida Paulista, que até hoje é adorado na cidade, da carreira no Corinthians e do medo de treinar com o Rivellino, do Garcia que perdeu a esposa muito cedo e precisou cuidar de duas filhas pequenas, do Garcia vereador e do Garcia presidente", relatou Thiago Mossini.

A biografia e o documentário serão intitulados "O Bem Amado" e contarão com várias entrevistas de familiares, ex-jogadores, como Zico, por exemplo, e torcedores do LEC e do Vasco, onde Garcia também jogou. Durante a produção, Garcia voltou a Flórida Paulista, sua terra natal, e visitou o campo onde começou a jogar futebol.

"Jamais imaginei ser personagem de um livro. Estou muito feliz e muito animado com tudo isso", afirmou Carlos Alberto Garcia. "Deus foi muito bom comigo. Eu só vim jogar no Londrina porque não consegui jogar no Corinthians. O ambiente lá para mim não era propício, fiquei inibido. Se não fosse isso minha história seria outra".

Para Weslley Lemos, a biografia vai ressaltar o quanto os londrinenses admiram e gostam do ex-jogador. "Não tive a oportunidade de ver o Garcia jogando, já que nasci em 1994. Mas desde criança ouço falar no maior ídolo da história do Londrina. Pesquisando e entrevistando os personagens do livro, me tornei ainda mais fã do carismático Garcia. Conseguimos perceber o quanto as pessoas gostam dele", frisou.

Os autores da biografia do Bem Amado esperam também que a produção possa servir para que as novas gerações se aproximem dos ídolos do passado e reconheçam a importância destes personagens para a história do futebol brasileiro.

"Os mais novos só se ligam nos jogadores da atualidade e desconhecem o que estes jogadores construíram ao longo do tempo e, no caso do Garcia, desconhecem a sua importância para o futebol de Londrina e do Paraná. Será uma forma de homenageá-lo e apresentá-lo", ressaltou Mossini.