O Athletico e um torcedor do rubro-negro foram punidos pelo TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva) em função das ofensas racistas proferidas contra o lateral Samuel Santos, do Londrina. O julgamento ocorreu na noite de terça-feira (24) e a decisão é da 2ª Comissão Disciplinar.

Injúria racial aconteceu no segundo tempo do confronto realizado na Arena da Baixada
Injúria racial aconteceu no segundo tempo do confronto realizado na Arena da Baixada | Foto: Rui Santos/Onzex Press e Imagens/Folhapress

O ato de injúria racial contra o jogador aconteceu no jogo entre Athletico e Londrina pelas quartas de final do Campeonato Paranaense, no dia 20 de março, na Arena da Baixada. O torcedor, que foi identificado e preso em flagrante, usou os seguintes termos racistas: "seu preto, vera verão".

Samuel Santos registrou boletim de ocorrência e foi ouvido pelas autoridades policiais. Após dar a sua versão do caso também, o torcedor pagou uma fiança de R$ 500 e foi liberado da prisão. O ocorrido foi relatado pelo árbitro da partida na súmula.

O Athletico foi punido com multa de R$ 20 mil, mas absolvido da possibilidade da perda de mando de campo e pontos, pois os auditores entenderam não ser de extrema gravidade a conduta do torcedor. O torcedor atleticano foi condenado à pena de 2.160 dias - quase seis anos - sem poder frequentar a Arena da Baixada. De acordo com o TJD, o Athletico será responsável por evitar a entrada do torcedor no seu estádio, que possui controle biométrico de acesso. Cabe recurso da decisão ao Pleno do TJD-PR.

“Não há como se medir a dor sentida pelo ofendido, o qual sente não somente no momento, mas estes crimes têm o condão de permanecer no íntimo do ofendido, trazendo-lhe dor e sofrimento por muito tempo. Este crime precisa ser combatido e rigorosamente punido”, afirmou o advogado do LEC, Eduardo Vargas.

Mudança

A CBF atendeu o pedido do Londrina e modificou a data do confronto contra o Vasco pela 13ª rodada da série B. Anteriormente marcada para a sexta-feira, 17 de junho, a partida será no sábado (18), às 16h, no estádio do Café.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link