Quem foi ao estádio do Café em algum jogo do Londrina este ano já percebeu que o ambiente é completamente diferente do vivido até 2023. Além de contar com públicos bem maiores, o clima era muito mais leve e de confiança e entusiasmo com o clube.

Londrina fechou o Paranaense com a quinta melhor média de público e viu número de torcedores crescer após a saída da SM Sports
Londrina fechou o Paranaense com a quinta melhor média de público e viu número de torcedores crescer após a saída da SM Sports | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

O LEC viveu uma relação de quase disputa com o seu torcedor durante a gestão da SM Sports, sobretudo nos últimos anos da parceria. Além de resultados ruins dentro de campo, que resultaram em rebaixamentos e campanhas decepcionantes de 2019 para cá, o Alviceleste foi perdendo cada vez mais o apoio das arquibancadas fruto de uma relação que foi se desgastando ao longo do tempo com o ex-gestor Sérgio Malucelli.

Com o fim da gestão anterior e a iminente concretização da sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol), o Londrina viu a sua média de público crescer mais de 300% em 2024 em relação ao ano passado. O LEC terminou a sua participação no Campeonato Paranaense com a quinta melhor média de público do Estadual: 4.180 torcedores. O total de público foi de 25.083 pessoas em seis partidas disputadas no Café.

Diante do Athletico, na partida de ida das quartas de final,  o estádio do Café registrou 11.372 pagantes e um total de público de 14.004
Diante do Athletico, na partida de ida das quartas de final, o estádio do Café registrou 11.372 pagantes e um total de público de 14.004 | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

No ano passado, na campanha do rebaixamento para a Série C, o Tubarão terminou com a pior média de público da Série B do Brasileiro. Foram 916 pagantes por partida, o que resultou em um público total de 17.404 nos 19 jogos disputados no estádio do Café. Em 2022, o clube havia terminado com a segunda pior média de público da Série B.

Em 2024, o Londrina voltou a ter um público superior a 10 mil pessoas depois de quase seis anos. O jogo contra o Athletico, vitória por 1 a 0 na partida de ida das quartas de final, registrou 11.372 pagantes e um total de público de 14.004. Até então, o maior público do LEC havia sido na penúltima rodada da Série B de 2018, na derrota para o CRB, quando 20.070 pagantes e 24.225 no total acompanharam a partida no Café.

O público da partida contra o Athletico e também do jogo contra o Maringá, na última rodada da primeira fase e que teve 7.310 torcedores, somados são maior do que o total de pessoas que assistiu ao LEC na Série B toda do ano passado.

Desde que foi contratado no fim de 2023, o técnico Emerson Ávila sempre fez questão de agradecer o apoio do torcedor e reconhecer a importância dele nos jogos dentro de casa. O LEC terminou o Paranaense com três vitórias seguidas no Café, algo que não acontecia desde o Estadual de 2022.

"Certamente, o apoio da torcida foi muito importantes para estas três vitórias consecutivas. O torcedor do Londrina, que sofreu muito, principalmente no último ano, merecia muito esta sequência e tenho certeza que com o apoio deles vamos conseguir ainda muitas outras vitórias no ano", afirmou Emerson Ávila, após a vitória contra o Athletico.

A maior média do atual Campeonato Paranaense até aqui é do Athletico, com 21.364 torcedores por jogo. Na sequência aparecem Coritiba (12.965), Cascavel (6.695) e Maringá (5.529).