Mais uma vez, o Londrina tenta escrever uma nova história na Série B de 2023. Neste sábado (24), treze dias depois da sua última partida, o Tubarão volta a campo, em Santa Catarina, em busca de reação e para se afastar da zona do rebaixamento. Apesar de ser uma espécie de recomeço, o LEC convive com antigos problemas para encarar o Avaí, às 16h, na Ressacada.

O técnico PC Gusmão, quinto treinador do Alviceleste no ano e que acumula três derrotas no comando da equipe, teve duas semanas cheias de trabalho e garantiu que o período sem jogos foi bem aproveitado. "Trabalhamos vários aspectos que são importantes para uma retomada. Espero um time com mais equilíbrio e mais forte para competir", frisou o treinador.

Leia também

Gusmão comemora elenco 'completo' para a retomada da série B

Londrina prioriza contratações de laterais e volantes

Com apenas três vitórias em 12 jogos, o Londrina tem 27% de aproveitamento e acumula cinco derrotas consecutivas. Em 16º lugar, com 10 pontos, tem rondado a zona do rebaixamento e pode voltar entre os quatro últimos, em caso de nova derrota. O Avaí, penúltimo colocado, tem apenas um ponto a menos que o Tubarão.

"O fator emocional tem nos atrapalhado também. O time sente muito quando sofre um gol. Foi um aspecto que trabalhamos bastante nesta parada para superarmos este momento", ressaltou Gusmão.

A paralisação da competição serviu para que o clube conseguisse recuperar alguns jogadores lesionados. O meia Diego Jardel, que já subiu para a Série A com o Avaí, retorna após cinco partidas. Esperança de gols em um time que só balançou as redes em 12 oportunidades, Lucas Coelho finalmente vai estrear.

Contratado para a Série B, o centroavante já chegou lesionado e ficou dois meses em tratamento de um problema no joelho. Treinou bem nas duas últimas semanas e foi relacionado. Gusmão mantém o mistério se escala o atacante logo de cara ou deixa para utilizá-lo no decorrer da partida. Outros dois que voltam são o lateral Léo Morais e o atacante Paulinho Moccelin, que estavam suspensos.

Depois de utilizar uma formação com três zagueiros nos seus dois primeiros jogos, PC mudou contra o Mirassol e vai manter uma escalação mais convencional, com dois volantes, dois meias e dois atacantes. Com a saída de Jatobá, João Paulo e Moisés serão os volantes, e Higor Leite e Diego Jardel, os armadores.

No entanto, as carências do elenco ainda atormentam o treinador. Sem Salomão, o único lateral-esquerdo de ofício, o zagueiro Guilherme Lacerda será mantido no setor. A dupla de zaga não mostra segurança. O garoto Gabriel tem sido o mais regular de todos, mas Da Silva, Patrick e Xandão - os três já foram testados como titulares - não conseguiram convencer para assumir a vaga de forma absoluta. O LEC já sofreu 20 gols no Brasileiro e tem a segunda pior defesa da competição.

AVAÍ

O Avaí não vence há sete jogos - quatro derrotas e três empates -, sofre com problemas financeiros e já trocou de treinador no Brasileiro. Após começar com o ex-meia Alex de Souza - demitido após a quarta rodada -, o time catarinense contratou o paraguaio Gustavo Morínigo, ex-Coritiba e Ceará, e que ainda não venceu no comando da equipe. O treinador está suspenso e não poderá ficar no banco de reservas. Diante de um rival cheio de problemas também, o Londrina espera amenizar os seus, errar menos e finalmente voltar a vencer.

EM FLORIANÓPOLIS

Avaí

Alexander; Igor Inocêncio, Roberto, Felipe Silva e Natanael; Jean Cléber, Giva e Eduardo; Modesto, Waguininho e Patiño. Técnico: Diosnel Burgos (auxiliar)

Londrina

Lucas Frigeri; Léo Morais, Gabriel, Da Silva e Guilherme Lacerda; João Paulo, Moisés, Higor Leite e Diego Jardel; Paulinho Moccelin e Lucas Coelho (Caio Mancha). Técnico: PC Gusmão

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

Estádio: Ressacada

Horário: 16h

Transmissão: Premiere e Sportv

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link