A goleada por 4 a 0 sobre o Cascavel CR recolocou o Londrina na briga por uma vaga na segunda fase do Campeonato Paranaense. A primeira vitória na competição tirou o Tubarão da zona do rebaixamento e o deixou no G8.

Com os dois gols em Cascavel, Safira assumiu a artilharia do LEC no Paranaense, com quatro gols
Com os dois gols em Cascavel, Safira assumiu a artilharia do LEC no Paranaense, com quatro gols | Foto: Gabriela Sávio/ Cascavel CR Oficial

Faltando três rodadas para o término da primeira fase, o Alviceleste depende só das suas próprias forças para se classificar. Apesar de mirar uma vaga nas quartas de final, matematicamente o clube ainda não está livre do risco de queda.

O LEC é o oitavo colocado, com nove pontos, e seria hoje o último time classificado. Tem um ponto a mais que Toledo e Maringá, três a mais que o Rio Branco, que é o penúltimo, e abriu cinco de vantagem sobre o lanterna Cascavel CR.

Pelo equilíbrio da competição e os confrontos que ainda irão ocorrer, a projeção do LEC é que com mais quatro pontos seja possível garantir a classificação. Para evitar a queda, 11 ou 12 pontos devem ser suficientes.

Nas últimas três rodadas, o Londrina terá jogos complicados pela frente. Enfrenta Coritiba e FC Cascavel, no Café, e Athletico, na Arena da Baixada.

"Nosso pensamento nesta reta final é que cada jogo tem que ser uma decisão. O resultado em Cascavel foi muito importante para dar moral ao time e recuperar psicologicamente os jogadores”, afirmou o técnico Roberto Fonseca. “A ansiedade era grande em todos pelo resultado e a vitória deixa a semana mais tranquila para que a gente possa nos preparar bem porque teremos jogos muito difíceis”.

SEGUNDA NO ANO

A vitória em Cascavel foi apenas a segunda do ano do LEC em partidas oficiais. Até então, o único triunfo da equipe havia sido em janeiro, quando venceu o Remo por 1 a 0, em Belém, no jogo que garantiu o retorno do Tubarão à Série B do Brasileiro.

O confronto com o Coritiba foi confirmado pela Federação Paranaense para domingo (9), às 18h. O Coxa é o segundo colocado, com 13 pontos, e perdeu na última rodada no Couto Pereira para o FC Cascavel por 3 a 2. Antes de encarar o LEC, no entanto, o Alviverde terá o Atletiba, jogo atrasado da sétima rodada, na quinta-feira (6), na Arena.

“Temos que ir passo a passo e pensar primeiro no Paranaense para depois se preocupar com a Série B. O Londrina não pode ficar nesta situação e tem sempre que estar brigando por títulos e a nossa missão é colocar o clube lá em cima”, frisou o centroavante Salatiel, autor de um gol em Cascavel. “Precisamos melhorar sempre e impor o nosso jogo como nesta última partida. Temos que continuar desta forma que as vitórias vão acontecer”.

Leia mais sobre o LEC

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link