Depois de algum mistério e de uma negociação que se arrastou por uma semana, o técnico Roberto Fonseca está de volta ao Londrina. A contratação foi oficializada na segunda-feira (29), e o treinador em seguida se apresentou ao elenco. Fonseca retorna ao Alviceleste pela quinta vez na carreira.

Fonseca volta para a sua quinta passagem pelo Londrina, com a missão de recuperar o time no Paranaense e de ir bem na série B
Fonseca volta para a sua quinta passagem pelo Londrina, com a missão de recuperar o time no Paranaense e de ir bem na série B | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Roberto Fonseca era o preferido do gestor Sérgio Malucelli para substituir Silvinho Canuto, demitido na semana passada, após apenas três jogos à frente da equipe. No entanto, diferenças financeiras entre as partes dificultaram a negociação e o LEC conversou com outros nomes, como Fabiano Soares, ex-Athletico, e recebeu diversas indicações, como a do espanhol Michel Salgado, ex-lateral do Real Madrid.

"Uma volta ao Londrina é sempre uma responsabilidade muito grande para mim", afirmou Fonseca em entrevista ao site oficial do LEC. "Aqui é minha casa. Por aqui, passei várias vezes como atleta e como treinador. Por isso, venho com o compromisso de fazer nessa volta um trabalho que possa representar bem a camisa e o amor que o torcedor do Londrina tem pelo clube".

A preferência por parte do mandatário alviceleste por Fonseca leva em conta principalmente a passagem do treinador em 2018. Na ocasião, o Londrina estava na zona do rebaixamento da Série B e após a chegada de Fonseca o clube brigou até a penúltima rodada pelo acesso.

No entanto, em 2019, o treinador voltou ao LEC para o Brasileiro, depois de dirigir o Novorizontino no Paulista. A passagem durou apenas um jogo. Após a goleada por 4 a 0 para o Bahia na Copa do Brasil, o treinador pediu para sair. Nos bastidores, Fonseca teria deixado o clube insatisfeito com a qualidade do elenco e a pouca perspectiva de reforços. No final da temporada, o Londrina foi rebaixado para a Série C. Fonseca comandou o LEC também na Série C de 2005 e no Campeonato Paranaense de 2007. Nas quatro passagens, dirigiu o time em 39 partidas, com 16 vitórias, 12 empates e 11 derrotas (aproveitamento de 51,2%).

DUPLA MISSÃO

O treinador agora retorna ao clube com a missão de recuperar o time no Paranaense, onde o Londrina ainda não venceu. E chega também para o projeto Série B, quando terá que ter criatividade e muito conhecimento para buscar reforços pontuais e de qualidade para o Brasileiro.

Fonseca terá que lidar com uma realidade de poucos recursos para investimento e com um clube que convive com salários atrasados desde a temporada passada. Em 2021, o atraso já acumula quase três meses. E ainda tentará reverter uma tendência no LEC de 2018 para cá. Neste período, o clube teve 11 treinadores diferentes. Não por acaso, o Londrina foi um dos únicos dois times da Série B que votaram contra a nova norma, que estipula um limite de troca de técnicos no próximo Brasileiro.

Roberto Fonseca terá pelo menos algum tempo para implantar a sua filosofia. O Londrina ainda não tem data para voltar a campo pelo Paranaense. A previsão do clube é que o próximo jogo deve ser apenas na quarta-feira, dia 7. Em três partidas, o Tubarão soma apenas três pontos na competição. Fonseca retorna ao LEC ao lado do seu filho e auxiliar, Fonseca Júnior.

Leia mais sobre o LEC

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link