O anúncio do retorno de Everton Moraes ao Londrina no início deste ano gerou reclamação e desconfiança do torcedor alviceleste. A passagem durante a Série B de 2023 havia sido muito discreta e o atacante não conseguiu evitar o rebaixamento do Tubarão. Mas, assim como o time, o jogador deu a volta por cima e terminou a primeira fase do Paranaense como uma das referências do ataque.

Da desconfiança a titularidade: após passagem discreta em 2023, Everton Moraes tem sido uma das referências do ataque do LEC no Paranaense
Da desconfiança a titularidade: após passagem discreta em 2023, Everton Moraes tem sido uma das referências do ataque do LEC no Paranaense | Foto: LEC

Emprestado pelo Bahia, Moraes chegou ao Tubarão no segundo turno da Série B. Não conseguiu render e atuou em apenas oito partidas, sendo duas como titular. Deixou o Alviceleste sem marcar sequer um gol.

Leia mais sobre o LEC

LEC reage na reta final e ganha confiança para encarar o Athletico

LEC mantém promoção e espera 15 mil no sábado

Em 2024, começou o Paranaense como reserva, mas aos poucos foi ganhando oportunidades e conquistou a confiança do técnico Emerson Ávila e da torcida. Na vitória por 3 a 1 sobre o Maringá, marcou um belo gol e foi o melhor em campo.

"Diferente do ano passado, estou me sentindo muito bem e confiante. Tenho certeza que o ano será de muitos bons frutos para mim e para o Londrina", frisou o atacante de 21 anos, autor de dois gols no Estadual. Everton Moraes ganhou espaço no time titular a partir da escalação com três atacantes.

A formação ao lado de Calyson e Peu, além da aproximação de Rafael Longuine, aumentou o potencial ofensivo do LEC, que terminou a primeira fase com o terceiro melhor ataque do Paranaense, com 17 gols.

"Estamos bem entrosados ali na frente, temos conseguido boas atuações e tenho certeza que vamos dar muitas alegrias ainda ao torcedor", apontou Moraes. Juntos os quatro jogadores marcaram 10 gols no Paranaense.

Virada de chave

Assim como o técnico Emerson Ávila, Everton Moraes também citou o jogo contra o FC Cascavel como o ponto da virada do Londrina no campeonato. O Tubarão vencia até os 48 minutos do segundo tempo, quando tomou o empate. Mas, a partir dali, começou a reação no Paranaense.

"Sabíamos que aquele jogo precisávamos ganhar. Apesar do empate no fim, conseguimos mudar dali para frente. Na sequência, veio a primeira vitória, a confiança aumentou e o ambiente ficou mais leve", comentou. "No ano passado, nada dava certo para a gente e não conseguimos esta virada de chave. Agora, mesmo não começando tão bem a temporada, as vitórias começaram a surgir e o time foi encorpando até chegar a classificação."

Embalado com a arrancada no Paranaense, o LEC terá o seu desafio mais difícil nos dois confrontos contra o Athletico pelas quartas de final. A primeira partida acontece sábado (2), às 16h, no estádio do Café.

"É um adversário bem difícil e sabemos da qualidade deles. Mas, no mata-mata não tem favorito. Vamos trabalhar bem durante a semana, para chegar bem no sábado e fazer um grande jogo", afirmou Everton Moraes.