Com um tempo curto para trabalhar até o jogo de domingo (19), o técnico Claudinei Oliveira projeta poucas mudanças no Londrina para o confronto contra o São Bernardo, que vai marcar a sua estreia no comando do Alviceleste.

Com a chegada de Claudinei Oliveira, Rafael Longuine pode reaparecer como titular no Londrina no jogo contra o São Bernardo
Com a chegada de Claudinei Oliveira, Rafael Longuine pode reaparecer como titular no Londrina no jogo contra o São Bernardo | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

O treinador foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira (16) e concedeu a sua primeira entrevista coletiva no CT do clube. Acompanhado dos principais dirigentes alvicelestes - o CEO Paulo Assis, o executivo de futebol Luiz Kriwat e o gerente técnico Mauro Júnior -, Oliveira elogiou o elenco neste início do seu trabalho.

"A receita do fracasso é querer mudar tudo em quatro dias, até porque o Londrina vem de uma vitória. Eu assisti ao jogo, o time competiu, venceu fora de casa e não vou chegar aqui e mudar tudo. Vamos fazer as mudanças com calma e responsabilidade", afirmou o novo comandante alviceleste.

No treino tático realizado na tarde desta quinta (16), o treinador manteve basicamente o time que começou o jogo contra o ABC. As novidades foram as entradas do meia Rafael Longuine, que havia ficado no banco em Natal, e de Calyson no ataque.

"Temos que otimizar o que o time tem de bom e neste primeiro momento mexer o mínimo possível. Corrigir algumas coisas, ajustar alguns pontos de acordo com a característica do adversário, uma bola parada, uma postura defensiva, uma movimentação ofensiva. Mas serão poucas e pontuais mudanças até termos um conhecimento completo do elenco", frisou. Sobre reforços, Oliveira afirmou que quer analisar primeiro o grupo de atletas para depois pensar em novas contratações.

Oliveira ressaltou ainda que vai adaptar a maneira de atuar de acordo com as características do elenco e que ficou muito satisfeito com a entrega e respostas dos jogadores nos primeiros treinamentos. O treinador tem mais dois treinos, nesta sexta-feira e no sábado, para definir o time para o confronto de domingo, às 16h30, no estádio do Café, pela quinta rodada.

O Londrina é o 10º colocado no Brasileiro, com cinco pontos. Já o São Bernardo aparece em quarto lugar, com oito pontos. O time paulista ainda não perdeu na competição e soma duas vitórias e dois empates.

Opção pelo LEC

Claudinei Oliveira vai trabalhar pela primeira vez na carreira na Série C do Brasileiro. O treinador comandou diversos clubes nas Séries A e B e recentemente deixou o comando do Guarani após a segunda rodada da Série B.

O treinador reconheceu que não estava nos seus planos trabalhar na Série C, mas que o projeto apresentado pelo LEC lhe convenceu a aceitar o desafio. "Poderia ter ficado tranquilamente mais 15, 20 dias em casa e, certamente, apareceria uma oportunidade na Série B. Não passava na minha cabeça vir para a Série C, mas quando você conversa com as pessoas que estão envolvidas no projeto, que é muito bom, você tem a vontade de fazer parte da construção de um projeto como este que está fadado ao sucesso", apontou.

Oliveira ressaltou a vontade de fazer um trabalho a longo prazo no clube e crescer junto com esta nova filosofia de trabalho que está sendo implantada no Alviceleste. "Não estou no Londrina para fazer uma ponte e daqui a pouco ir para outro lugar. Vou ficar até o momento que eles não me quiserem mais ou só saio com o aval deles. São profissionais com visão diferente, com planejamento a longo prazo. Acredito muito que vamos ter sucesso pelo que vi até agora e espero que os resultados apareçam logo para podermos fazer um grande trabalho", comentou.