O técnico Edinho Nascimento completou 40 dias à frente do time sub-20 do Londrina. A equipe agora entra na reta final de preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição começa no dia 2 de janeiro e a Federação Paulista divulga na próxima semana os grupos e a tabela de jogos.

Edinho: "O torcedor verá um time com modelo de jogo de muita organização tática, fisicamente forte, que propõe o jogo e quer ficar com a bola."
Edinho: "O torcedor verá um time com modelo de jogo de muita organização tática, fisicamente forte, que propõe o jogo e quer ficar com a bola." | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

O filho do Rei Pelé veio para o LEC em uma parceria com o Santos e utilizou a primeira parte dos treinamentos para conhecer o elenco, buscar reforços e definir o grupo que será inscrito na Copinha. São 30 atletas relacionados pelo treinador. O plantel tem jogadores experientes, como o volante Víctor Braga, que era do sub-23 do Peixe, atletas remanescentes como Kássio, Wilker, Felipe Evangelista e Cirilo, e outros ainda da categoria sub-17, casos do goleiro Neneca, do zagueiro Jeílson e do volante Tamarana.

Leia mais sobre o LEC

"Priorizamos a avaliação do elenco e estou muito feliz com o resultado. Temos um grupo forte, com peças homogêneas em todas as posições e coloquei em prática a minha cultura do Santos, de promover atletas das categorias inferiores, mas muito promissores", afirmou o treinador. "Claro que temos o foco na competição, mas a base é para revelar jogadores e não adiante ficar trazendo atletas de fora, que isso desestimula quem está aqui. E a diretoria entendeu essa estratégia".

RITMO DE JOGO

Uma das preocupações do treinador é com o pouco ritmo de jogo da equipe, já que a maioria dos atletas não disputa uma competição oficial há quase dois anos. Em razão disso, o planejamento a partir de agora é de trabalhos técnicos, táticos e a realização de amistosos. Esta semana a equipe venceu o time principal da Portuguesa Londrinense por 1 a 0.

"Sofremos com a falta de ritmo e o clube concordou em antecipar a reapresentação para minimizarmos esta questão. O desafio é grande, mas não tem desculpa e vamos trabalhar muito para superar isso, atingir uma meta de condicionamento físico e uma equipe bem estruturada e com modelo de jogo definido", ressaltou Edinho. "Sabemos que iremos enfrentar uma competição muito dura, porque como não houve a Copinha este ano há uma tolerância para jogadores de 20 anos, muitos com experiências em time profissionais. Vamos tentar surpreender".

Na última participação do LEC na Copinha, em 2020, o Tubarão chegou até a quarta fase, quando foi eliminado pelo Botafogo nos pênaltis.

Apesar do pouco tempo para o início do torneio, Edinho está confiante que o time irá chegar forte na competição. A promessa do treinador é que a equipe terá características de posse de bola, jogo ofensivo e que priorizará a questão técnica dos atletas.

"O torcedor verá um time com modelo de jogo de muita organização tática, fisicamente forte, que propõe o jogo e quer ficar com a bola; que irá priorizar a parte técnica, que vai jogar no campo do adversário e dentro da forma que eu entendo o futebol, posicional, coletivo e focando no processo. A torcida terá orgulho de ver este time", prometeu o comandante.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link