Depois de sair da zona de rebaixamento, o Londrina ainda está em uma posição perigosa na Série B do Campeonato Brasileiro e depende de uma sequência positiva para se consolidar fora da área da degola. Para isso, o técnico Márcio Fernandes precisa avaliar o que está funcionando bem na equipe e quais as falhas identificadas que podem ser sanadas para a próxima partida. O Tubarão enfrentará o Brusque neste sábado (28), às 18h45, no interior catarinense. Apesar de estar melhor colocado na tabela (13º, com 25 pontos), o time adversário já não vence há cinco jogos - sendo quatro derrotas e um empate - e na última rodada perdeu por 3 a 0 para a Ponte Preta.

Imagem ilustrativa da imagem “A gente tem que somar pontos em todos os jogos”
| Foto: Folha Arte

Safira e César receberam o terceiro cartão amarelo e não poderão atuar em Santa Catarina. “A gente tem confiança em nosso plantel. Temos jogadores para poder entrar. A gente perde no conjunto, mas podemos ganhar com um jogador mais descansado que está com condições físicas melhores para jogar", afirmou Márcio Fernandes, que ao menos terá o retorno de Matheus Bianqui, livre de suspensão. “O Bianqui acrescenta muito ali atrás. É um jogador muito alto, que corta todas as bolas que vêm na diagonal, até pela sua estatura. É um jogador que tem feito gols de bolas paradas no ataque”.

O treinador apontou que o meia-tacante Marcelinho continua no departamento médico, desde que sentiu uma lesão contra o Vasco. “Vamos ver a evolução deste jogador. Se ele tiver evoluído bem deve ser titular, pois vinha jogando bem e está dentro do que a gente pensa.” Quanto ao volante Marcelo Freitas, Fernandes afirmou que não tem evoluído muito na sua recuperação da contusão na panturrilha. “Ele não tem uma condição física e médica para jogar. Vamos esperar como ele vai reagir nesta semana. Se ele reagir bem é um jogador que tem muita qualidade e isso faz com que ele possa ter chance de jogar”, apontou.

AVALIAÇÃO

A respeito do frustrante empate sem gols contra o lanterna Brasil de Pelotas, no domingo, o técnico do Tubarão procurou não encarar o resultado de forma negativa. “Se eu fizesse uma pergunta a vocês se estaria legal fazer quatro pontos em dois jogos, contra o Vasco e o Brasil, a gente iria falar que estava legal. Agora é dar força e confiança e acertar alguns detalhes para que a gente continue nessa batida de somar ponto a todo jogo.”

No primeiro turno, o Brusque venceu o Londrina com um gol irregular.
No primeiro turno, o Brusque venceu o Londrina com um gol irregular. | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Em especial, Fernandes pediu para que a torcida e a imprensa não crucifiquem o atacante Safira por ter perdido o pênalti. “Aí acaba indo para um abismo que não é interessante. Precisamos entender que nem sempre as coisas acontecem do nosso jeito. O Safira criou a jogada, sofreu o pênalti e na hora acabou não saindo o gol. Contra o Vasco ele bateu e fez o gol. Então são coisas que acontecem no futebol.” O treinador ressaltou que ele não se omitiu. “Ele tem toda a nossa confiança”, incentivou Fernandes.

O treinador ressaltou que Salatiel, recém recuperado de uma lesão, mostrou muita evolução na equipe. “Ele tem muita tranquilidade, faz a parede muito bem e tem uma finalização muito boa. A gente sabia que possivelmente ele teria condições de jogar 45 minutos, e foi o jogador que melhor se apresentou nos treinamentos, por isso ganhou a oportunidade de entrar jogando”, destacou.

O que não agradou ao técnico no primeiro tempo foi a falta de criatividade do time, mas no segundo tempo ele avaliou que a atitude foi outra. “Eu coloquei o Caprini para levar o time um pouco mais à frente, procurando as jogadas de lado, e aí fizemos um grande segundo tempo”, analisou.