Áureo Nogueira
e Cláudio Osti
De Londrina
O Londrina não teme uma decisão da CBF que interdite o Estádio Vitorino Gonçalves Dias ou que inverta o mando de jogo do time por causa do lançamento de um objeto no bandeirinha José Otávio Dias Bitencourt, durante as comemorações do segundo gol na vitória sobre o Avaí, na noite de anteontem.
A opinião é do presidente do Conselho Deliberativo do clube, o advogado Antônio Amaral. E está embasada no artigo 46 do Regulamento Geral das Competições Organizadas pela Confederação Brasileiro de Futebol (CBF). O artigo define que a interrupção de um jogo por menos de 10 minutos não caracteriza motivo para interdição de estádio nem inversão de mando de jogo. Além do artigo 46 do Regulamento Geral, o Londrina vai argumentar em sua defesa que o clube tomou todas as providências necessárias para garantir a segurança do jogo.
‘‘O lançamento de um objeto ao campo do jogo foi um fato isolado. Havia aproximadamente 60 policiais militares no estádio, o que garante a segurança de todos, além de que não havia nenhuma razão para qualquer tipo de pressão sobre o trio de arbitragem. O episódio ocorreu exatamente no momento da comemoração do segundo gol do Londrina’’, acrescenta Amaral.
O presidente do Conselho Deliberativo destaca ainda que em outros jogos em que o Londrina, jogando em casa, empatou ou perdeu – contra o Santa Cruz e o Vila Nova (GO) – não houve qualquer atitude ou manifestação de risco. ‘‘É de conhecimento de todo o Brasil que o torcedor londrinense tem boa índole e nunca houve nenhum episódio que tenha chamuscado a boa imagem da cidade, do clube ou de sua torcida.’’
Por volta dos 10 minutos do segundo tempo do jogo, o bandeirinha José Bitencourt caiu com a mão no rosto. Um objeto lançado das arquibancadas o atingiu no lado esquerdo do rosto, entre a orelha e o olho. Atendido pelo médico do Londrina, Júlio Bispo, o bandeirinha recuperou-se em menos de cinco minutos e continuou atuando normalmente.
Depois do jogo, Bitencourt compareceu ao plantão da 10ª Subdivisão Policial e registrou a ocorrência. No boletim policial, o bandeirinha informou ainda que não faria exame de lesões corporais porque teria que retornar para sua cidade, Porto Alegre.
‘‘Certamente, a atitude de quem lançou objeto no campo é lamentável. Mas o clube tomou todas as precauções necessárias e não pode ser punido por um ato isolado e de irrelevantes consequências’’, completou Amaral.
Outro problema surgido após a partida de segunda-feira à noite foi o pagamento da arbitragem. Ao final do jogo, o Londrina não dispunha do dinheiro necessário para cobrir as despesas com o trio de arbitragem.
O próprio presidente do Conselho Deliberativo ofereceu ao árbitro Alexandre Barreto o montante necessário para cobrir as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação (no valor de R$ 3,2 mil) em dinheiro, e a taxa de arbitragem propriamente (de R$ 2,3 mil) em cheque. ‘‘Este procedimento já foi adotado sem problemas em outras ocasiões, inclusive com o próprio árbitro Barreto. Desta vez, entretanto, ele recusou-se a receber’’, esclareceu Amaral.
Seguindo orientação das federações Paranaenses e Gaúcha de futebol, o Londrina depositou integralmente ontem o valor da taxa e enviou relatório detalhado para a CBF. ‘‘A recusa do recebimento ocorreu da parte do árbitro e o pagamento foi feito na forma de consignação. Portanto, estamos tranquilos de que o Londrina não sofrerá nenhuma sanção também por conta deste fato.’’
Mais tranquilo depois do resultado da partida contra o Avaí, o técnico Val de Mello disse que deverá manter a mesma equipe para enfrentar o Sampaio Corrêa, no próximo domingo, no Maranhão. ‘‘Nós fizemos uma boa partida tecnicamente; a equipe foi aplicada, conseguiu anular os jogadores Guilherme e Dão e até as descidas dos zagueiros Zambiasi e Jean. Agora podemos pensar em até buscar um objetivo maior, que é a classificação’’, comentou o técnico.
Val de Mello só está preocupado com a possibilidade de perda de mando de campo. ‘‘Estou torcendo para isso não acontecer. Conquistamos vitórias importantes no VGD e jogar fora de Londrina seria prejudicial para o time.’’
Hoje a equipe treinará em dois períodos. De manhã fará um treino físico no Zerão e à tarde um coletivo. Os jogadores Sidiclei – voltando de uma contusão – e Rogério Barbosa, recém-contratado, devem participar do coletivo. Conforme Val de Mello, Rogério Barbosa é muito técnico e será útil ao grupo.Clube prepara sua defesa no caso da agressão sofrida pelo bandeirinha anteontem
Cesar AugustoNOCAUTEJosé Otávio dias Bitencourt é atendimento no VGD: Londrina considera a agressão um ‘fato isolado’ da partida contra o AvaíCesar AugustoVal de Mello: classificação?

mockup