A equipe da Unopar/Londrina viajou quase mil quilômetros para desafiar o poderio do Universo/Ajax. Hoje, às 20 horas, em Goiânia, os meninos do técnico Ênio Vecchi enfrentam as estrelas do clube goiano tentando provar que em alguns casos a juventude pode suplantar a experiência. Vão precisar mais do que nunca jogar no limite para vencer o rival em terreno inimigo.
O Ajax ocupa o terceiro lugar na classificação do Campeonato Nacional com sete pontos três vitórias e uma derrota enquanto a equipe londrinense ostenta a sétima posição com seis pontos, duas vitórias e duas derrotas. Uma derrota pode tirar Londrina do G-8 (somente os oito melhores da primeira fase classificam-se para os playoffs).
Ricos e famosos, alguns jogadores da equipe goiana já atingiram o status ideal do basquete nacional. É o caso dos alas Rogério e Vanderlei, jogadores valorizados, caros, titulares da seleção brasileira no Mundial de Indianápolis, realizado no segundo semestre de 2002. ''É um jogo que não se pode dar espaço para ninguém. Não vamos priorizar uma marcação específica, mas vamos marcar com muita firmeza'', ponderou Vecchi. Vanderlei, ex-Bauru, tem média de 20,8 pontos por partida e Rogério, ex-Vasco, tem índice de 18,5 pontos a cada jogo.
O treinador londrinense reconhece o poder adversário, mas alerta: o Ajax pode pecar pelo excesso de confiança, sintoma muito comum em equipes favoritas ao título. ''É um time maduro, experiente, mas que tem consciência que não pode exagerar na autoconfiança. Eles perderam para o Minas na última rodada e sentiram que o campeonato está muito equilibrado'', avaliou.
Vecchi tem problemas para manter a formação da equipe titular. No treino de ontem à noite, iria avaliar o comportamento dos alas Duda e Fernando Alvin, que ainda se recuperam de contusão. ''Eles vão para o jogo, só não sabemos em que momento poderemos utilizá-los'', adiantou. Os prováveis substitutos são o armador Thiaguinho e o ala João Guilherme.
No Ajax, o técnico Alberto Bial deve optar por Ratto, Vanderlei, Rogério, Telmo (Marcelo) e Janjão. O pivô Sandro Varejão, outra estrela do elenco, ainda se recupera de uma cirurgia no joelho.