Cláudio Osti
De Londrina
Perder faz parte do jogo. Mas perder para o Sampaio Corrêa, em São Luís (MA), penúltimo da tabela do Campeonato Brasileiro da Série B, e ainda de goleada (4 a 0) foi um exagero. O reflexo da derrota será mostrado hoje às 11 horas, em entrevista coletiva, na sede do Londrina, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). Os diretores do LEC vão anunciar a demissão de três ou quatro jogadores. A diretoria também pretende contratar alguns atletas para reforçar o time no restante da competição.
O que mais irritou os dirigentes do Tubarão foi a apatia do time em campo, sem qualquer poder de reação. Mesma situação que já havia sido notada na partida em que o clube perdeu para o Ceará, em Fortaleza, por 3 a 0.
Ontem à noite, o diretor de Marketing do clube, Aldo Elias, o vice-presidente Agostinho Garrote, o coordenador-geral Célio Guergoletto e o presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Amaral, se reuniram para avaliar a situação e tomar providências. Até as 20h40 de ontem, o destino da comissão técnica ainda não havia sido definido, segundo Aldo Elias.
‘‘Não podemos adiantar nada até porque eles (jogadores e comissão técnica) ainda não retornaram’’, disse Elias. A chegada da equipe estava prevista para ontem às 21h15. Conforme a assessoria de imprensa do Londrina, todas as decisões serão comunicadas ao supervisor Lico, que será encarregado de repassá-las para os jogadores. Só depois que todos do elenco e da comissão técnica souberem das decisões é que elas serão divulgadas.
Não é de hoje que Célio Guergoletto quer fazer mudanças no elenco. A má atuação pôde ser sentida nas palavras dele antes de iniciar a reunião: ‘‘Tem jogadores que não podem vestir a camisa do Londrina e não podemos protelar mais isso’’, disse ele. ‘‘Eu acho que isso é excesso de conforto. Viajam de avião, ficam em hotel de primeira, comem bem, ônibus com ar condicionado. Só se for isso que está acontecendo’’, ironizou Guergoletto.
O próprio técnico Val de Mello considerou humilhante a goleada em São Luís. Já no final do primeiro tempo da partida, quando o LEC perdia por 3 a 0, ele dizia: ‘‘É um vexame, um vexame’’.
Hoje, os jogadores que ficarem no elenco reiniciam os treinamentos e à tarde fazem um coletivo no Estádio VGD, já pensando na partida de amanhã, às 20h30, em Londrina, contra o CRB.
O adversário – No CRB, que já chegou a Londrina, o clima está mais favorável. A direção da equipe pagou os salários atrasados e acalmou os jogadores. O técnico Ernesto Paulo deve manter o esquema 3-5-2 para amanhã. Mas a equipe terá desfalques.
O atacante Scwenck, artilheiro do time com 4 gols, cumpre suspensão automática, e nem viajou. O clube também vem fazendo uma campanha irregular. Venceu 5 partidas – 3 fora de casa – perdeu 5 e empatou 3.
A equipe está concentrada no Hotel Aguativa, em Cornélio Procópio, a 60 quilômetros de Londrina. O volante Charles também é dúvida. Ele está com uma lesão na coxa e não sabe se poderá jogar.

mockup