O Londrina Unicesumar Basketball confirmou a sua participação no Campeonato Brasileiro de Basquete da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). A competição começa em fevereiro do ano que vem e vale ao campeão uma vaga no NBB (Novo Basquete Brasil).

Substituto da Liga Ouro, espécie de segunda divisão do basquete nacional, o Brasileiro passa a ser organizado pela CBB e terá a participação de 12 equipes de seis estados. Do Paraná, além de Londrina, confirmaram inscrição a ADRM Maringá e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do torneio.

Vão disputar ainda o Brasileiro os catarinenses Joinville Basquete, Joinville Black Star, Brusque e Blumenau. Confirmaram presença ainda o União Corinthians do Rio Grande do Sul, Vila Nova e Anápolis, de Goiás, o Osasco e o Botafogo, do Rio de Janeiro. A competição está prevista para começar no dia 12 de fevereiro.

Na primeira fase, os clubes serão divididos em duas conferências, que serão denominadas Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, dois grandes nomes do basquete brasileiro. As equipes jogam em turno e returno e os dois primeiros colocados de cada conferência vão direto para as quartas de final.

Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, em um cruzamento entre as conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, que será disputado em sede única, para definir o campeão. A tabela do Brasileiro será divulgada nos próximos dias.

Paranaense

O Londrina Unicesumar Basketball vai disputar o terceiro lugar do Campeonato Paranaense Adulto. Na quarta-feira (4), a equipe foi derrotada na semifinal pelo Pato Basquete, fora de casa, por 75 a 65. O outro finalista do Estadual será conhecido no sábado (7), no confronto entre Campo Mourão e Maringá. Pato Branco e Campo Mourão serão os representantes do Paraná na próxima edição do NBB.