Os atletas de futebol americano do Londrina Bristlebacks garantiram presença na final da 5ª edição do Pinhão Bowl ao vencer o Maringá Pyros pelo placar de 37 a 14 em partida semifinal disputada no último domingo (4). O jogo ocorreu no Estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias) e contou com a presença de torcedores de ambas as equipes, estimulando ainda mais a rivalidade esportiva existente entre as duas cidades. A decisão será contra o Ponta Grossa Phantoms e está marcada para 2 de julho, às 14h, em Ponta Grossa (Campos Gerais).

Os dois primeiros períodos do confronto foram de domínio do Londrina. Quando esteve no ataque, obteve bons avanços pelo campo e somou 31 pontos com quatro touchdowns (equivalente a 24 pontos) e sete pontos extras convertidos. Na defesa, a equipe bloqueou as investidas do adversário. Já no segundo tempo, o duelo ficou equilibrado. O Javali até aumentou o marcador com outro touchdown, mas não conseguiu impedir que o Pyros também pontuasse. Foram dois touchdowns e dois pontos extras do time de Maringá que deram números finais à partida.

Pedro Bronzatti Siqueira, um dos quarterbacks do Bristle, analisou que o desempenho de toda a equipe foi o diferencial para a vitória. “Esperávamos que seria um jogo difícil. O Maringá é uma equipe inteligente, mas viemos para fazer o que estamos treinando há um tempo e executamos da melhor forma. Tanto a defesa quanto o ataque jogaram bem”, disse. O jogador já prevê a final. “Queremos executar o mesmo jogo com 150% a mais de intensidade para conseguirmos voltar com o bicampeonato do Pinhão Bowl.”

O que é o Pinhão Bowl?

É uma disputa no formato mata-mata criada em 2017 que pertence ao Campeonato Paranaense de Futebol Americano e envolve o quinto, sexto, sétimo e oitavo melhores times da competição. Ele foi inspirado no funcionamento do futebol americano universitário dos Estados Unidos. O troféu leva o nome de Gabriel Roberto da Silva, ex-jogador do Curitiba Guardian Saints que faleceu no ano de estreia do torneio, vítima de câncer.

Desde então, foram realizadas quatro edições e houve quatro campeões diferentes. O Londrina Bristlebacks é a primeira equipe a chegar à final pela segunda vez e pode se tornar a única a conquistar o bicampeonato. No mesmo formato, há o Paraná Bowl, que abrange os quatro melhores times do estadual e define o campeão paranaense.