O Londrina Basquete Clube apresentou ontem sua nova equipe para as competições do segundo semestre. A diretoria do clube optou em fazer uma reformulação total em virtude da escassez de recursos financeiros, já que os patrocinadores da equipe reduziram a receita pela metade. A folha de pagamento do antigo time a equipe mantinha jogadores com altos salários, casos de Leandro Salgueiro e Mãozão que girava em torno de R$ 80 mil foi drasticamente reduzida para R$ 25 mil.
A diretoria do LBC adotou a política do bom e barato e contratou sete jogadores jovens, mas com poucas oportunidades em seus antigos clubes. Os mais experientes quando o assunto é Campeonato Nacional são o armador Duda e o pivô Gil, que atuaram pelo Fluminense em 2001. Duda, 19 anos, irmão do ala Marcelinho, jogador da seleção brasileira, vive pela primeira vez a experiência de jogar longe do Rio de Janeiro, cidade de seus pais. O armador, que jogou na derrota da equipe carioca no Moringão, em 2001, espera amadurecer e conquistar seu espaço na equipe do técnico Ênio Vecchi. ''Estou muito animado com a possibilidade de jogar pela primeira vez fora do Rio. O Ênio é um técnico que dá muita confiança para os jogadores, espero mostrar meu trabalho'', disse o armador, que já se acostumou com as inevitáveis comparações com o irmão.
O pivô Gil, 22 anos, titular do Fluminense depois da contusão do norte-americano Keith Nelson, acredita que a juventude será um fator muito importante no desempenho da nova equipe. ''Esse time, com entrosamente, vai dar muito trabalho. Mesmo sem conhecer bem a maioria dos jogadores, tenho certeza que a força de vontade nesse time vai estar sempre em alta. Ter vontade é meio caminho andado para conquistar as vitórias'', disse o pivô, que jogou em 2000 pelo Vasco da Gama.
Também se apresentaram ontem: Fernando Martins, 21 anos, ala, ex-Universo/Minas; João Soares, 25 anos, ala/armador, ex-Ulbra (Canoas-RS); Willian Drudi, 21 anos, pivô, ex-A Hebraica; João Guilherme de Souza, 22 anos, ala de força, ex-Unisanta (Santos); e Ildes, pivô, 22 anos, ex-Ajax (Goiânia), jogador formado em Londrina.
O técnico Ênio Vecchi inicia hoje mesmo os treinos visando a estréia do time no Campeonato Paranaense de 2003, dia 16, sexta-feira, contra o Umuarama, no noroeste do Estado. O campeão do Estadual estará automaticamente classificado para o Campeonato Nacional de Basquete 2003.
Vecchi confessou que não gosta da rotina de montar uma equipe diferente a cada temporada. ''Isso é um problema difícil, mas os jogadores que chegaram não têm nada a ver com isso. Nossa intenção é a partir de agora manter esse time por no mínimo três anos'', afirmou. O treinador, que abdicou do cargo de auxiliar técnica na seleção brasileira, admitiu que a equipe precisará de reforços para o Nacional.