O técnico da equipe, Bruno Lopes: "Hoje temos um time adulto em nível nacional e todas as categorias de base estabelecidas"
O técnico da equipe, Bruno Lopes: "Hoje temos um time adulto em nível nacional e todas as categorias de base estabelecidas" | Foto: Gina Mardones



A Associação Pé Vermelho de Esportes (APVE) vai representar o Londrina Esporte Clube (LEC) na Liga Ouro do Novo Basquete Brasil (NBB) 2018/2019. A participação será na divisão de acesso do basquete nacional, que ainda terá equipes tradicionais, como Corinthians, Macaé (RJ) e Brasília. Segundo o técnico do Londrina, Bruno Lopes, metade do time será de atletas londrinenses. O anúncio oficial foi realizado na manhã de sexta-feira, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.
O campeão da Liga Ouro garante vaga na elite da competição. As partidas começam no início do ano que vem. Bruno Lopes prevê que os principais desafios serão contra Corinthians, Macaé e Brasília. O Londrina irá receber os jogos no Ginásio Moringão. Para encarar clubes tão tradicionais, ele aposta em nomes formados na própria cidade.
"Dos nossos atletas, 40% a 50% são de Londrina. Desde os adultos até os meninos", ressaltou o treinador. "Hoje temos um adulto em nível nacional e todas as categorias de base estabelecidas. Nós não iríamos fazer um adulto de alto rendimento sem ter essa participação da base. Sem ter atletas de Londrina. Sempre foi essa a nossa ideia", revelou.
O prefeito Marcelo Belinati falou sobre os desafios da administração municipal no esporte. O primeiro é fazer com que a prática esportiva seja um instrumento de inclusão social para os jovens. "O segundo é resgatar o esporte de alto rendimento, responsável por levar o nome de Londrina para fora de forma positiva", disse. Belinati ainda comentou sobre a importância de grandes eventos em Londrina, que, além da prática esportiva, estimulam a atividade econômica e eleva o nome da cidade, avaliou.

PARCERIA
A parceria entre a Associação Pé Vermelho de Esportes e o Londrina Esporte Clube teve início em 2015 e surgiu com o objetivo de colocar o basquete londrinense em evidência no cenário nacional. Cláudio Canuto, presidente do LEC, falou sobre a confiança do clube de futebol com o basquete. "Tomamos muito cuidado com as nossas parcerias. Hoje temos somente duas: no futebol e no basquete. Optamos pelo basquete pelo trabalho sério que foi nos apresentado. Desde as primeiras conversas até as documentações apresentadas", disse. "A importância também por levar o nome do Londrina Esporte Clube a muitos lugares do país, o que é importantíssimo. Levar o esporte de Londrina a voos altos", concluiu.
Segundo o técnico Bruno Lopes, o time de basquete possui como patrocinadores a Unicesumar, a Unimed, a Caixa e o município de Londrina.
O Novo Basquete Brasil alcançou 25 milhões de espetadores, entre transmissões pela televisão e também internet. Os jogos ocuparam 330 horas de transmissões em canais abertos, fechados e internet.
A última vez que Londrina disputou uma edição do NBB foi na temporada 2009/2010. O projeto foi desativado e o basquete masculino adulto foi retomado somente em 2016, com a Associação Pé Vermelho de Esportes. Em 2017, o time foi vice-campeão da Taça Paraná, do Campeonato Paranaense e do Sul-Brasileiro. A equipe também ficou com o título dos Jogos Abertos do Paraná.