Lola vai modificar a suspensão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de abril de 1997
Agência Estado 
A Lola vai modificar as suspensões do modelo T97/00 de Fórmula Indy para torná-lo mais competitivo. André Ribeiro encerrou ontem os testes com a Lola-Honda no circuito misto de Portland e concluiu que o carro tem um defeito na geometria das suspensões, que não dão o equilíbrio e a aderência necessárias.
O teste foi prejudicado pela chuva e a Tasman não pôde testar todas as modificações pretendidas. André comentou o resultado: Conseguimos uma ligeira melhora, mas é preciso alterar radicalmente o desenho da suspensão, afirmou. A Tasman mudou os pontos de fixação da suspensão traseira no chassi e tentou acertos diferentes, mas não conseguiu tornar o carro rápido. No GP da Austrália, André andou melhor porque o circuito tem muitas freadas bruscas. Nesta situação o carro se comporta bem, depois que enrijecemos o suporte do motor, contou. Mas o ponto crítico é o contorno das curvas e a tração.
O brasileiro aproveitou o teste para experimentar um novo sistema de segurança desenvolvido pela Honda para fazer o motor desligar em caso de acidente ou de travamento do acelerador. A Cart quer obrigar o uso deste dispositivo ainda este ano. Mercedes, Ford e Toyota também desenvolvem projetos semelhantes.


