Cláudio Osti
De Londrina
A Portuguesa Londrinense realizou ontem, no campo do estádio Santa Terezinha, o primeiro treino coletivo do ano, para que o técnico Livio Vieira pudesse observar os novos jogadores contratados para a disputa do Campeonato Paranaense da série A1. A maioria, Livio nunca havia visto jogar. Mas ele precisa definir um time base urgente já que a diretoria marcou para amanhã um amistoso contra a Paraguaçuense, de Paraguaçu Paulista, às 16 horas, em Jataizinho.
No domingo a Lusinha entra em campo de novo, desta vez em Maringá, no Estádio Willie Davids, contra o Grêmio, que recebeu de mão beijada uma vaga para a Série A1 paranaense.
O treino de ontem não foi o que se pode chamar de ‘‘empolgante’’. Início de temporada, muita gente fora de forma e, o que é pior, o estado do gramado está lastimável. Andando pelo campo pode-se encontrar várias espécies de gramas. Para dominar a bola, os jogadores precisavam adivinhar a direção dela depois que ela quicava em algum buraco.
Apesar de todos os problemas, Livio disse que gostou de alguns atletas mas foi comedido nas palavras, até porque em apenas um treino coletivo é difícil avaliar com precisão a qualidade técnica de novos atletas.
‘‘Vou para casa, rever minhas anotações, pensar e decidir se farei mudanças no coletivo de amanhã (hoje)’, disse Livio. O técnico pretende fazer hoje um treino de fundamento – cabeceios, domínio de bola e chutes a gol.
Segundo ele, sua equipe não vai entrar em campo nos dois amistosos contra a Paraguaçuense e o Grêmio pensando em resultado, até porque não houve tempo suficiente para treinar o grupo. ‘‘O placar não nos preocupa, mas vamos analisar o desempenho dos jogadores’’, comentou Livio.
O volante Zé Roberto treinou com o grupo e disse que sentiu um pouco de cansaço. Ele reclamou muito do gramado. ‘‘Esse campo não tem a mínima condição de jogar’’. Apesar de estar integrado ao elenco pode ser que o volante não fique na Lusa. É que o Londrina, clube que defendeu na última temporada, tem um documento que lhe garante a preferência pela sua contratação.