Londres - O Liverpool recuperou neste domingo (16) a liderança da Premier League, ao derrotar por 3 a 1 o Manchester United, em Liverpool. O destaque da partida foi o atacante suíço Xherdan Shaqiri, que marcou duas vezes aos 28 e 35 minutos do segundo tempo, no encerramento da 17ª rodada do Campeonato Inglês.

Antes, os Reds tinham aberto o placar com o senegalês Sadio Mané (24), que dominou no peito e chutou de primeira, após lindo passe do brasileiro Fabinho. Jesse Lingard (33) empatou provisoriamente para o United, aproveitando erro do goleiro brasileiro Alisson, que deu rebote ao tentar defender um cruzamento.

A entrada em campo de Shaqiri acabou sendo decisiva. Apenas três minutos depois de substituir Naby Keita, o suíço apareceu na área para finalizar um cruzamento de Mané. A bola desviou em Ashley Young e no travessão antes de balançar as redes.

A 10 minutos do fim do jogo Shaqiri repetiu a dose, contando dessa vez com desvio do zagueiro do United Eric Bailly, para enganar o goleiro espanhol David De Gea.

Com a vitória, o Liverpool chegou aos 45 pontos, um a mais do que o Manchester City, que no sábado (15) havia assumido provisoriamente a liderança da Premier League ao vencer por 3 a 1 o Everton.

O United do técnico José Mourinho aparece somente na sexta colocação, com 26 pontos, 19 a menos do que o arquirrival do dia.

Mais cedo, a sequência de 22 jogos sem derrota do Arsenal (5º) chegou ao fim ao perder por 3 a 2, fora de casa, para o Southampton (17º). A enorme invencibilidade dos comandados do técnico espanhol Unai Emery levava em consideração todos as competições e terminou diante de um adversário teoricamente modesto e que aproveitou o grande triunfo para sair da zona de rebaixamento da Premier League.

Danny Ings deixou o Southampton duas vezes na frente do placar (20 e 44 minutos), mas o Arsenal conseguir empatar com o armênio Henrikh Mkhitaryan (28, 53). No fim do jogo, os Saints foram buscar a vitória e alcançaram o objetivo com Charlie Austin (85).

O Arsenal se mantém com 34 pontos, na quinta colocação, a 11 do líder Liverpool e com oito de vantagem sobre o Manchester United.

Quem cumpriu com suas obrigações neste domingo foi o Chelsea. O espanhol Pedro (17) e astro belga Eden Hazard (33) colocaram os Blues em vantagem no primeiro tempo, enquanto o inglês Solly March (66) diminuiu o prejuízo para o Brighton, que não conseguiu buscar o empate.

Com a vitória, o Chelsea se mantém na quarta colocação, com 37 pontos, e segue no exigente ritmo imposto por Liverpool, City e Tottenham.