Lio troca o Londrina pelo Roma
PUBLICAÇÃO
sábado, 09 de dezembro de 2006
Thiago Mossini<br> Reportagem Local 
A diretoria do Londrina está contando as horas para que o desastroso ano de 2006 acabe. Quando os dirigentes pensam que a poeira vai abaixar, estoura uma nova bomba. A desta semana já era previsível. Lio Evaristo, que assumiu o clube há quase quatro meses com o projeto de ficar dois anos na equipe, pediu demissão na noite de terça-feira e é o novo técnico do Roma.
O desânimo e o descontentamento do treinador era evidente há um bom tempo. O coração fez Lio largar uma campanha surpreendente na Série C do Campeonato Brasileiro com o J. Malucelli para encarar o futuro de incertezas do Londrina, com a promessa de ter estrutura para trabalhar com garotos para um projeto a longo prazo. No entanto, na montagem do time para a Copa 100 Anos, recebeu um bonde de veteranos fora de forma ou jogadores machucados que lhe deram de ''presente'' a pior campanha entre os times do interior.
Na iminência de ver um 2007 ainda pior, o treinador resolveu pular do barco antes que ele afunde para salvar sua carreira. Viu que seu sonho de dirigir o Londrina estava virando pesadelo. ''Cheguei com a maior boa vontade, mas não adiantou. Chegou um momento que tinha que preservar o lado profissional'', justificou.
Lio não quis apontar culpados por sua saída. Apontou a séria crise financeira do clube como responsável pelo apequenamento do Londrina. Neste curto espaço de tempo, o treinador não se limitou ao trabalho de campo. O que mais fez foi administrar os problemas extra-campo.
Primeiro, foi execrado pelo meia Marcelo Silva após uma substituição contra o Iguaçu. Ao invés de punir o jogador, a diretoria pôs panos quentes no episódio e, como de costume, culpou a imprensa. Depois, foi a insatisfação dos jogadores com os seguidos atrasos de salário. ''Os jogadores ainda conseguem contornar o problema, pior são os funcionários mais humildes', disse.
O treinador disse que estava desmotivado. E não era de hoje. Ele já havia tentado sair por quatro vezes, mas havia sido demovido da idéia pelo presidente Peter Silva.
Com um futuro nebuloso, ele resolveu pular fora. ''Me desgastei muito nesse período. É o momento de trazer uma pessoa nova. Segunda-feira começam os trabalhos e tinha que ter pessoas animadas. As perspectivas de evoluir não são boas'', disparou. ''Trabalho muito com motivação e eu não estava motivado. Não consegui dar um padrão ao time''.
Lio se mostrou cansado de ouvir promessas e não ver evolução. ''O Londrina não precisa só de idéias, precisa de dinheiro'', completou.
O treinador poupou Peter Silva e cobrou mais participação da cidade. ''O Londrina precisa de apoio financeiro da cidade, como ocorre nos outros lugares''.
Lio passará o final de semana em Curitiba com a família. Na segunda-feira, deve ser apresentado pelo Roma, campeão da Copa 100 Anos.


