DivulgaçãoMarcelo Battistuzzi obteve seis vitórias e o título da F-OpelMichael Schumacher está sob pressão. Não dos dirigentes da Ferrari, que parecem saber que sua equipe está disputando o título principalmente por causa da competência de seu piloto, mas a pressão que ele próprio está-se impondo. Depois de passar Jacques Villeneuve na liderança do Mundial, no GP de Mônaco, a menor diferença entre ambos é a agora: um ponto, 68 a 67. Ela já foi de 12 a favor de Villeneuve, na Argentina, e 14 a mais para Schumacher, na França. Ontem, os caminhões das equipes chegaram a Nurburgring, Alemanha, vindos diretos da Áustria, onde domingo será disputado o decisivo GP de Luxemburgo, 15ª etapa do campeonato.
A sexta colocação em Zeltweg, há três dias, não desanimou o alemão da Ferrari. ‘‘Nós seremos muito competitivos em Nurburgring’’, afirmou, argumentando ainda que só não terminou a corrida da Áustria em segundo por causa da ultrapassagem em Heinz-Harald Frentzen sob bandeira amarela. A manobra lhe valeu um stop and go de 10 segundos nos boxes. Aceitando o desafio da guerra psicológica, Villeneuve respondeu à imprensa que em 96, sem conhecer o circuito, venceu Schumacher na sua casa. ‘‘Ele tentou a prova inteira me ultrapassar mas não conseguiu’’, falou o canadense.
É essa mesma competição acirrada que se espera dos dois já a partir de sexta-feira, quando começam os treinos para o GP de Luxemburgo. Depois dele, Schumacher e Villeneuve terão apenas a corrida de Suzuka, no Japão, dia 12 de outubro, e a de Jerez, na Espanha, quinze dias mais tarde, para tentar um contra-ataque e conquistar o título de campeão do mundo.
Fórmula OpelO piloto brasileiro Marcelo Battistuzzi (Sanyo), 20 anos, que conquistou no último domingo, no circuito de Mondello Park, na Irlanda, o Campeonato Europeu de Fórmula Opel, dedicou-o à sua família. ‘‘Este título é pra vocês’’, disse o brasileiro ao falar com pai, Mauro Battistuzzi pelo telefone.
Com 10 anos de experiência no automobilismo, com títulos que vão do kart à Formula Vauxhall Inglesa, Battistuzzi faz questão de caracterizar 97 como seu ano. Só na Opel européia, onde está com 154 pontos, ele obteve seis vitórias, cinco poles e cinco melhores voltas em 11 etapas disputadas. Battistuzzi lidera também o certame alemão da categoria, com três vitórias em sete corridas.
No próximo final de semana a F-Opel chega ao final, com duas etapas em Nurburgring, que sedia também a F-1.

mockup