Liderança na primeira fase surpreende até Portuguesa
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de junho de 2009
Thiago Mossini<br> Reportagem Local 
O fato de o símbólico título do primeiro turno da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense ter ficado com a Portuguesa Londrinense causou surpresa inclusive no próprio clube. Goleada em casa na estréia, a Lusinha se reforçou, se recuperou e surpreendeu até mesmo o técnico Jair Machado.
Fomos além do que esperávamos. A nossa meta era ficar entre os quatro primeiros. Começamos tarde o nosso trabalho, demoramos para nos reforçar passamos muitas dificuldades. Mas foi merecida (a liderança). O time é muito unido, está fechado, afirmou o treinador.
Depois do chacoalhão na estreia, a Lusinha sofreu apenas mais um revés e venceu seus outros sete jogos. Assim, fez 21 pontos e levou a vantagem sobre o Serrano por ter um triunfo a mais.
O nosso segredo é a vontade dos jogadores e a união deles dentro e fora de campo, afirmou Machado, que debuta como treinador no futebol profissional. Essa experiência está sendo excelente, muito agradável. Tenho aprendido muito. Os jogadores têm me ajudado muito, contou.
Por terem feito as duas melhores campanhas, Portuguesa e Serrano levam um ponto de bonificação na segunda fase, que começa na quinta-feira. A Lusinha estreia em Foz do Iguaçu, contra a AFA, que conquistou a vaga no sufoco na última rodada, depois de ter dispensado boa parte do elenco. O time que é de Umuarama e está abrigado em Foz, fez apenas dez pontos.
O fato de a diretoria dos iguaçuenses estarem formando novamente o elenco pode ser um ponto positivo para a Portuguesa. É o que pensa o técnico Jair Machado. Ficaram apenas três jogadores e a gente não sabe quem vamos enfrentar. Essa falta de conjunto deles pode ser uma arma para a gente, analisou o treinador.
As equipes têm até amanhã para inscrever os atletas para a segunda fase. A novidade na Portuguesa deve ser o meia Marcos Cruz, ex-Londrina. Já no AFA, chegaram o lateral Alyson, o volante Alemão, o atacante Cleiton Mineiro - todos estavam no Foz Futebol, rebaixado no Estadual - e o zagueiro Pomarola, ex-Cianorte.


