São Paulo - A Seleção Brasileira de futebol feminino terá uma grande baixa para a disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto. A atacante Kátia Cilene, considerada a melhor jogadora da Liga de Futebol dos EUA de 2002 e artilheira do Brasil no Mundial dos EUA (quatro gols) em 2003, sofreu uma lesão no joelho direito na manhã de domingo e foi cortada no mesmo dia pelo técnico Renê Simões.
Kátia Cilene, um dos destaques do Brasil, ao lado da meia Marta, estava fazendo tratamento de fortalecimento muscular no mesmo joelho. Em maio deste ano, ela sofreu uma contusão no local, durante amistoso disputado nos Estados Unidos contra a seleção Sub-21 daquele país.
Naquela oportunidade, Kátia Cilene havia torcido o joelho e, segundo Simões, no domingo, a atleta acabou tendo rompimento do ligamento cruzado, o que comprometeu o menisco, durante trabalho com bola no Rio.
''Estávamos aquecendo na quadra de areia. Eu fiquei tocando a bola de um lado para o outro para que ela me devolvesse com os pés. Depois de três toques ela girou em cima do joelho direito e caiu na hora'', disse Simões, que vinha realizando um treinamento separadamente com a atacante. As demais atletas se reapresentam hoje na Granja Comary, em Teresópolis.
Segundo o técnico, a jogadora terá de passar por uma intervenção cirúrgica na região, que irá deixá-la parada por um período de seis meses, o que impossibilita sua ida ao Jogos.
Com o corte de Kátia, o treinador chamou a centroavante Daiane, da seleção sub-19, para seu lugar. Ela irá compor o grupo de 22 jogadoras até que Simões anuncie, na próxima sexta-feira, o corte das quatro jogadoras que ficarão no Brasil e não seguirão com a delegação para Atenas.
Quem também está de fora da seleção é a meia Sissi, descartada pela comissão técnica pelo fato de não ter conseguido um atestado liberatório do governo norte-americano em tempo para se apresentar ao treinador. A jogadora deu entrada no visto de trabalho permanente nos Estados Unidos e, segundo a lei americana, teria de ficar no país até o trâmite da documentação estar concluído.
O Brasil estréia contra as australianas, depois pega as norte-americanas e por fim as donas da casa, as gregas.