SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Fórmula 1 teve seu primeiro contato com o Autódromo Internacional de Miami na tarde desta sexta-feira (6), no primeiro treino livre do GP de Miami. A sessão teve dezenas de erros dos pilotos na pista nova, mas por sorte nenhuma batida forte, e no final Charles Leclerc (Ferrari) cravou a melhor volta com tempo de 1:31.098.

George Russell (Mercedes) fez o segundo melhor tempo, com 1:31.169, e Max Verstappen (Red Bull) apareceu em terceiro com 1:31.277. Em seguida estiveram Sergio Perez (Red Bull) e Pierre Gasly (AlphaTauri), o quinto —todos eles com pneus macios. Os pilotos voltam à pista ainda nesta sexta-feira, às 18h30 (de Brasília), para o segundo treino livre. A classificação é às 17h de deste sábado (7), e a corrida começa às 16h30 de domingo (8).

Carlos Sainz (Ferrari) fez o sexto tempo, mas usando pneus médios porque minutos antes havia rodado com os macios e tido um furo no dianteiro direito —pelo menos deu a sorte de não bater. A única batida da sessão foi de Valtteri Bottas (Alfa Romeo), que perdeu a traseira na curva 7 e foi no muro.

O treino livre foi bem diferente de qualquer outro GP do calendário deste ano. Todas as pistas da F1 com frequência passam por reformas (curvas que mudam, trechos que são alargados), então muitas vezes os pilotos reencontram circuitos um pouco diferentes do que os viram pela última vez. É normal. Em um circuito novo como o de Miami, no entanto, nenhum dos pilotos jamais havia feito nenhuma daquelas curvas —só por simulador. A novidade explica a ordem inesperada dos melhores tempos, assim como a quantidade de erros, que agora tendem a cair.

DESAFIOS DAS CURVAS 7 E 14

Os próprios criadores da nova pista chamam as curvas 14 e 15 de "criadoras de erros", pensadas para aproximar os carros antes da entrada da reta oposta e são o ponto mais exigente tecnicamente para os pilotos. De fato esta primeira sessão teve um show de erros ali. As curvas são bem fechadas em uma subida, com forte desaceleração, e até mesmo tendo o melhor tempo Leclerc sofreu para vencer a zebra ali.

A curva que causou a primeira batida, no entanto, foi a 7, a curva rápida que fica bem em frente à tão falada marina falsa do GP de Miami. Com 35 minutos de treino, Bottas pegou uma parte suja da pista ali, perdeu a traseira e foi direto no muro. O acidente causou uma bandeira vermelha, e a pista ficou vazia por nove minutos.

Por conta da batida, Bottas foi quem menos testou o carro (deu 13 voltas). Verstappen fez 14 voltas e reclamou com a Red Bull de que, sendo chamado aos boxes com tamanha frequência "não conseguia conhecer a pista". O holandês não de nem metade das voltas de Fernando Alonso, que fez 30 em sua Alpine.

PROBLEMA NO ASFALTO

O circuito passou por obras de emergência durante a noite desta quinta-feira (5) por causa de rachaduras que abriram o asfalto em uma das curvas. A pista foi emendada de última hora, mas de qualquer forma os pilotos têm relatado que o asfalto está esfarelando.