Com um gol de Matheus Bianqui aos 39 minutos do segundo tempo, o Londrina venceu o Vila Nova por 1 a 0 nesse domingo (15) no estádio do Café e viu a esperança de sair da zona de rebaixamento ressurgir, embora ainda apresente um desempenho muito preocupante em campo. Desde a 9ª rodada na ZR, a equipe subiu para o 17º lugar, agora com 16 pontos, e ganha fôlego para encarar o Vasco, nesta quarta (18), em São Januário, pela última rodada do primeiro turno.

Imagem ilustrativa da imagem LEC vê ressurgir esperança de deixar Z4
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Em uma partida de poucas oportunidades, o gol surgiu de um escanteio cobrado pelo meia Celsinho na direita. A cobrança foi em direção ao primeiro pau, desviou em Safira e sobrou para Matheus Bianqui, que chegou livre, bateu de perna direita e estufou as redes da equipe adversária. O LEC reencontrou a vitória depois de três jogos sem vencer.

Matheus Bianqui  marcou aos 39 minutos do segundo tempo, o Londrina venceu o Vila Nova e
Matheus Bianqui marcou aos 39 minutos do segundo tempo, o Londrina venceu o Vila Nova e | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Em entrevista ao canal Premiere após a partida, Matheus Bianqui ressaltou que a vitória foi "importantíssima". "Só tenho que agradecer a Deus. Eu tento sempre ajudar. Eu estou feliz. Vitória importantíssima para a sequência do campeonato", enalteceu.

Não foi um jogo bonito, mas a conquista dos três pontos foi importante para o Tubarão. O confronto registrou muitas faltas e o técnico Márcio Fernandes criticou a qualidade do gramado do Café na entrevista pós-jogo, afirmando que o campo não propicia uma condição melhor para segurar a bola, tocá-la um pouco mais e respirar. “A bola fica viva, pula muito e o domínio é tardio. Isso faz com que o adversário chegue na marcação. Isso dificultou ainda mais a criação de nosso time”, apontou. “A gente acaba errando. Nos jogos passados conseguimos fazer um gol de bola parada contra o Cruzeiro, em uma jogada do Celso (Celsinho), e o Gegê fez um gol de bola parada contra o Remo. Tirando isso, a gente tem errado muito nos cruzamentos. Na hora de cruzar não sei se há condição de pegar a bola por baixo para levantar. A gente está pegando muito forte.”

Fernandes admitiu que ainda não projetou como irá armar a equipe para o confronto com o Vasco, que vem de derrota para o Remo, mas está a dois pontos do G4. “Para ser sincero a gente ainda não pensou nisso. A gente vê algumas coisas, analisa e faz alguns rabiscos do que pode explorar, mas a cabeça estava voltada para esse jogo contra o Vila. Era um jogo muito importante, porque era um concorrente nosso, como foi o da Ponte Preta”, destacou.

Lucas Lourenço será um desfalque certo no Rio porque está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. “O Lucas Lourenço dá uma dinâmica muito boa e a gente tem que pensar em uma outra formação. Vamos analisar e pensar no que podemos fazer com a saída dele para poder encaixar o jogo contra o Vasco. É um jogo difícil, dentro de São Januário, mas temos todas as condições de lutar para somar pontos. É um campeonato que em todos os jogos é preciso somar pontos para sair dessa situação delicada. Faltam muitos jogos ainda”, apontou o treinador alviceleste.

DIFICULDADES

Indagado na coletiva sobre o fato de o time ter repetido a escalação apenas uma vez em 18 jogos - da partida contra o Remo para a do Cruzeiro -, Márcio Fernandes ressaltou que há de se levar em conta que o campeonato é muito desgastante pelas viagens. “Vamos jogar quarta-feira (18) e amanhã (segunda-feira,16) já estamos viajando. Quando a gente tem um desgaste de um jogador e é preciso trocar, nem sempre a troca é de nível igual. A gente tem procurado trocar tentando manter esse nível, mas nem sempre é assim.”

Fernandes ressaltou que neste jogo contra o Vila Nova optou pelo zagueiro Lucas Costa em lugar de Marcondes porque sabia que o time goiano iria fazer com que a bola aérea fosse um diferencial. “Eles têm jogadores muito bons nessa bola aérea e conseguimos neutralizar um jogador muito bom nessa jogada, que é o Rafael Donato, que tem 1,95 metro. O Donato tem atropelado os jogadores de times adversários em quase todos os jogos. Então o Lucão foi muito bem nessa bola parada. Fizemos uma barreira boa. Ainda tínhamos o Marcão, que tem 1,94 metro”, destacou. A partida contra o Vila também marcou a estreia do volante Jhonny Lucas, que o treinador considera versátil por ter explosão para marcar e chegar à frente também.

EM LONDRINA

LONDRINA 1

César; Matheus Bianqui, Saimon, Lucas Costa e Felipe Vieira; Tárik, Jhonny Lucas (Jean Henrique) e Gegê (Caprini); Lucas Lourenço (Celsinho), Safira e Marcelinho (Tiago Orobó). Técnico: Márcio Fernandes

VILA NOVA 0

Georgemy; Xandão, Renato Silveira e Rafael Donato; Lucas Mazetti (Cardoso), Moacir (Clayton), Arthur Rezende, Cassio Gabriel (Éder) e Willian Formiga; Alesson (Douglas Coutinho) e Henan (Alan Grafite). Técnico: Hemerson Maria

Árbitra: Édina Alves Batista (SP)

Local: estádio do Café

Matheus Bianqui  marcou aos 39 minutos do segundo tempo, o Londrina venceu o Vila Nova e
Matheus Bianqui marcou aos 39 minutos do segundo tempo, o Londrina venceu o Vila Nova e | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Gol: Matheus Bianqui, aos 39min do segundo tempo