LEC perde de novo e vê ano acabar em abril
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de abril de 2012
Thiago Mossini <br> Reportagem Local 
A temporada 2012 do Londrina termina oficialmente no domingo, quando o time cumpre tabela contra o Rio Branco, fora de casa, na última rodada do Campeonato Paranaense. O Tubarão mais uma vez tropeçou nas próprias limitações, perdeu para o Cianorte por 1 a 0, ontem, no Estádio do Café, e não tem mais chances de se classificar à Série D do Campeonato Brasileiro.
A despedida melancólica do time que foi montado para ser campeão, segundo a própria diretoria, teve roteiro parecido com os quatro últimos jogos e com vários duelos do primeiro turno. O time dominou o adversário, mas não fez os gols. Acabou por levar o castigo. A partir daí, se desestabilizou e não teve nem organização nem forças para buscar a virada.
O time entrou em campo precisando vencer o Cianorte para levar a decisão para a última rodada. O Arapongas, a terceira equipe na briga pelas vagas na competição nacional, perdia por 3 a 0 em casa para o Rio Branco. Tudo conspirava a favor do Londrina, menos a competência para marcar o gol que precisava.
Veio o segundo tempo e o técnico Cláudio Tencati foi mais ousado, tirando o volante João Vitor para a entrada do atacante Joel. Mas quem marcou foi o Cianorte. Felipe Pinto cobrou falta na segunda trave e Valdir subiu para mandar para as redes.
Sem peças de reposição no banco para o meio e o ataque, já uma parte dos jogadores destes setor estava machucado e a outra foi dispensada durante a semana, Tencati tentou a alternativa que tinha. Tirou Thiago Santos, que não tinha produzido nada até então e colocou o lateral-direito Maicon improvisando na direita, adiantando Wendel para a armação. Não mudou nada. Os gritos de incentivos viraram vaias. Afinal, até o torcedor já via que era a última vez que iria ao Estádio do Café este ano para ver o Tubarão.
Ao apito final, o contraste em campo. Os jogadores do Cianorte comemoravam a classificação à Série D e a vantagem na disputa pela vaga na Copa do Brasil - precisa de um empate contra o Arapongas, em casa, domingo -, os jogadores do Londrina desabavam no chão, alguns chorando.
''Peço desculpas aos torcedores'', disse o lateral e capitão Ayrton. ''Não foi hoje que perdemos a classificação'', resumiu o atacante Alexandre.
O técnico Cláudio Tencati não quis apontar os erros do time ao longo do campeonato de ''cabeça quente''. Mas fez questão de ressaltar a falta de competência do time para matar seus jogos. ''Minha maior frustração foi a maneira como perdemos os jogos. Sempre fomos melhor, perdemos gols e aí vem a pancada na cabeça'', definiu.
O treinador não disse se fica ou se sai, mas tratou de fazer seu marketing pessoal. ''Minha maior missão era subir e subimos. A Série D não deu. Agora, cabe à gestora (SM Sports) fazer a avaliação, rever, reestruturar. Se nós vamos ficar ou não, não é o momento'', afirmou. ''Em dois anos e meio na SM, conquistei mais do que perdi'', completou, lembrando o período que comandou as equipes de base do Iraty.
EM LONDRINA
Londrina 0
Danilo; Ayrton, Gilvan, Rogério e Wendell (Léo); Serginho Paulista, Bruno, João Vítor (Joel) e Thiago Santos (Maicon); Wéverton e Alexandre. Técnico: Cláudio Tencati
Cianorte 1
Fabrício; Geandro, Alexandre, Valdir e Ligger; Jovane, Cleiton, Paulinho (Netinho) e Felipe Pinto (Amaral); Henrique e Pablo (Serginho). Técnico: Paulo Turra
Árbitro: Rodolpho Toski Júnior
Estádio: Do Café
Gol: Valdir, aos 3 minutos do 2º tempo


