LEC empresta Valdeir e Rocha ao Americano
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de outubro de 2003
Guilherme Gouveia<br> Reportagem Local 
Dois jogadores do Londrina estão de malas prontas para desembarcar no imprevisível terreno da Série C do Campeonato Brasileiro. O meia-ofensivo Valdeir, 26 anos, e o apoiador Rocha, 27, foram negociados ontem com o Americano, de Campos (RJ), clube que ainda depende do STJD para continuar na Série C. O empréstimo entra em vigor a partir de hoje e prossegue até a permanência do Americano na competição. Se a equipe fluminense for eliminada, ambos retornam para a disputa da Copa Sesquicentenário.
O Americano já pensa na próxima fase, mas precisará do tapetão para eliminar o arquirrival Goytacaz, que venceu o primeiro confronto dos playoffs por 1 a 0. No jogo de volta, realizado quarta-feira, o Americano vencia pelo mesmo placar até os cinco minutos do segundo tempo, quando a equipe adversária começou a simular algumas contusões inviabilizando a sequência da partida. O STJD deve definir ainda nesta semana quem continuará na competição.
Alheios a tudo isso, Rocha e Valdeir esperam ajudar o Americano a retornar para a Série B do Campeonato Brasileiro. Motivação os dois afirmam ter de sobra: ''Nunca joguei no futebol do Rio, e querendo ou não é um Campeonato Brasileiro, uma vitrine maior'', avaliou Valdeir. ''É uma equipe que está disposta a subir de novo, e além disso, o técnico pediu nossa contratação. Vamos motivados a fazer um bom trabalho'', prosseguiu Rocha.
Os salários também pesaram na decisão. No Londrina, após a eliminação na Série B, os vencimentos foram reduzidos em mais de 50%. No Americano, a dupla voltará a receber a mesma faixa salarial praticada no Campeonato Brasileiro. Mas o temor em relação a um eventual calote é motivo de preocupação. ''É um risco que a gente está correndo, mas já foi acertado por aqui que vamos receber uma primeira parcela na mão'', afirmou Rocha, que receberá por cada mês trabalhado. ''Não tem nada deste negócio de acertar por jogo''.
A dupla enxerga uma ótima oportunidade de conquistar um novo mercado. ''Pra mim foi bom em todos os aspectos, não só no financeiro. Vou conhecer outras pessoas e treinadores'', disse Valdeir, que tem contrato com o LEC até o final da Sesquicentenário. ''Vamos mostrar nosso trabalho no Rio, é mais uma porta que se abre'', considerou Rocha, que tem contrato até 31 de dezembro.
Coletivo O técnico Luís Muller começa hoje a testar as primeiras formações sem a dupla negociada com o Americano. O coletivo-apronto visando o confronto com o Francisco Beltrão, segunda-feira, no VGD, será realizado amanhã no mesmo local.


