O Londrina entrou no Estádio Comendador Luiz Meneghel, ontem à tarde em Bandeirantes, discursando humildade e foi humilhado. O Malutrom, mesmo sem apresentar um futebol de qualidade, marcou três vezes; o Tubarão, nenhuma. Coritiba e Paraná Clube jogam amanhã em Curitiba, fechando a rodada. Se o Paraná vencer embola tudo. Os quatro clubes do grupo ficariam com três pontos, em condições de igualdade de classificação para a próxima fase. Perdendo, o Tricolor se complica.
A vitória do Londrina sobre o Paraná, na rodada anterior, em Curitiba, deu ao torcedor alviceleste a falsa ilusão de que o time havia encontrado o caminho depois de uma sofrida primeira fase, em que foi o último a se classificar.
Ontem, o LEC voltou a apresentar as mesmas deficiências que a torcida está cansada de ver: falta de criatividade e objetividade, pouco entusiasmo. O Malutrom foi um pouco melhor, bem pouco, mas o suficiente para voltar para São José dos Pinhais com três pontos e esperança de passar para a próxima fase.
O primeiro tempo foi um tédio. O goleiro Rondineli, do Malutrom, fez apenas uma defesa importante. Aos 41 minutos, o lateral-esquerdo Carlos Eduardo tocou para Aléssio que, dentro da área, bateu forte. Rondineli espalmou, evitando o primeiro gol.
O Malutrom teve a seu favor, na primeira etapa, 9 escanteios, mas nenhum deles levou perigo ao gol de Renato. Incomodada com a falta de futebol em campo, a torcida do Londrina começou a gritar: ‘‘Cadê Tuba, cadê Tuba...’’
No intervalo o técnico do Londrina, Val de Mello, trocou o apagado lateral-direito Mazinho por Antônio Marcos. O técnico do Malutrom, Mauro Madureira, manteve a mesma equipe.
Somente aos 16 minutos a partida começou a esquentar. O volante Cerezo, do Londrina, recebeu a bola pela direita, entrou na área e quando se preparava para chutar contra Rondineli foi derrubado por Wellington, por trás. Aléssio colocou a bola na cal, correu, bateu e a estrela de Rondinelli brilhou. O goleiro rebateu a bola, Aléssio ainda tentou fazer o gol, mas a bola foi para fora.
O pênalti perdido abalou o Londrina e deu uma injeção de ânimo no Malutrom. Aos 25 minutos, Rodrigo cobrou falta próxima à área do Londrina, a bola foi para fora mas o árbitro Evandro Rogério mandou voltar, já que a barreira havia andado. Desta vez, Rodrigo mandou a bola no canto direito de Renato: 1 a 0.
Dois minutos depois, o atacante Flávio aproveitou um rebote do goleiro Renato e balançou a rede mais uma vez. Atordoado em campo o Londrina tentou reagir, mas foi o Malutrom quem marcou de novo. Flávio pegou a bola quase no meio de campo, driblou três jogadores do LEC e guardou mais um.
No final da partida o atacante Aléssio assumiu a responsabilidade pela derrota. ‘‘Não estava bem, perdi o pênalti e isso abalou a equipe. Assumo o meu erro. Da mesma forma que ajudei o Londrina a vencer o Paraná – fez um gol e deu o passe para os outros dois – hoje não estive bem.’’
Já o atacante Flávio, do Malutrom estava emocionado. ‘‘Deus me iluminou. Agora temos condições de disputar a vaga com os demais times da chave.’’