Ex-Atlético e Coritiba, treinador tem no currículo três títulos estaduais e já comandou seleções de base
Ex-Atlético e Coritiba, treinador tem no currículo três títulos estaduais e já comandou seleções de base | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



O Londrina apresenta nesta sexta-feira (9) Marquinhos Santos como seu novo treinador. O comandante chega para substituir Ricardinho e já irá dirigir o time no confronto de domingo (11) contra o União, no estádio do Café, pela terceira rodada do returno do Paranaense.

Marquinhos terá a missão de comandar o Alviceleste nos três jogos restantes do Estadual e evitar o rebaixamento do clube. Na classificação geral, o LEC é o nono colocado, com sete pontos, um a mais que o próximo rival, que hoje estaria rebaixado. O novo treinador vai assinar um contrato até o fim da Série B.

Marquinhos Santos foi procurado pelo gestor Sérgio Malucelli ainda na noite de quarta-feira (7), logo após a derrota em Toledo, que culminou com a saída de Ricardinho. O novo comandante chegou a Londrina na tarde de quinta-feira (8) e se reuniu com Malucelli no CT da SM Sports para definir os últimos detalhes do acerto. Em seguida, já comandou o seu primeiro treinamento no clube e observou o elenco em um coletivo contra o time sub-20.

"Fiquei muito feliz com o convite. Era um desejo meu vir trabalhar um dia aqui no Londrina", revelou o treinador ao site oficial do LEC. "O Londrina é uma equipe que se estruturou muito, que tem um modelo de gestão consolidado e que está próximo de chegar à Série A. Passou perto nos dois últimos anos. Tenho certeza de que a partir de domingo poderemos fazer uma boa história aqui no clube."

Aos 38 anos, Marquinhos iniciou a carreira na base do Atlético e depois foi para o Coritiba, onde chegou à equipe principal em 2012. Teve ainda uma segunda passagem pelo Coxa entre 2014 e 2015. O treinador trabalhou também no Bahia, Fortaleza, Figueirense e Paysandu, onde ficou até fevereiro. Ainda na base, dirigiu as seleções brasileiras sub-15 e sub-17. Marquinhos foi campeão estadual com o Coritiba, em 2013, com o Bahia, em 2014, e com o Fortaleza, em 2016.

O novo comandante elogiou a torcida alviceleste e acredita que pode construir também uma história de sucesso no clube. "Enxergo este momento como uma oportunidade. Fazer, por exemplo, a história que o Tencati fez, ninguém faz. A história dele já está escrita e ninguém apaga. Mas agora é dar continuidade a ela", apontou.

Saída
O Londrina oficializou a saída de outros dois profissionais do clube juntamente com o técnico Ricardinho. Deixaram o LEC também o irmão do ex-treinador e seu auxiliar Rodrigo Pozzi e o fisiologista Belmar Ramos. Ricardinho se despediu do Alviceleste após a derrota para o Toledo e teve um aproveitamento de apenas 33% à frente do Tubarão. Em 104 dias no clube, foram dez jogos, com duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas.