A comissão técnica e o elenco do Londrina comemoram a recuperação ascendente do time no Campeonato Paranaense, mas mantêm o espírito de humildade e respeito aos adversários. A aplicação dos jogadores em campo, a comunicação fácil e realista do técnico Freitas Nascimento aliada à seriedade dos dirigentes que evitam fazer promessas de difícil execução ajudaram a conquistar respeito e confiança junto ao torcedor.
A prova disso foi o entusiasmo com que a torcida empurrou o time na vitória sobre o Prudentópolis, por 1 a 0 (gol do meia Nem), anteontem à noite no Estádio do Café, debaixo de forte chuva. Mesmo com o temporal, 1.805 pessoas foram ao estádio. O resultado levou o Tubarão para a sétima posição com 7 pontos ao lado de Paraná Clube, Prudentópolis e Rio Branco, justamente o bloco que luta pela quarta vaga para o quadrangular decisivo do Estadual.
Apesar da reação do time na competição, o técnico Freitas Nascimento não se deixa contagiar. ‘‘A caminhada é árdua e precisamos trabalhar cada vez mais, respeitando os adversários com bastante humildade’’, afirmou ele. O treinador avaliou como ótimo o desempenho dos jogadores contra o Prudentópolis – ‘‘só perdemos muitas oportunidades’’ –, mas evita rótulos ao time. ‘‘O Londrina é um time simples de pessoas que estão querendo vencer na vida.’’
Os jogadores voltaram aos treinos ontem de manhã, mas à tarde foram liberados para uma folga de dois dias. Enquanto o time descansa até segunda-feira às 16 horas, Freitas Nascimento já começa a avaliar o próximo adversário do Londrina: o União, no dia 4 de março, em Bandeirantes. O técnico vai assistir ao jogo de hoje entre Coritiba e União para observar o time bandeirantino.
Nascimento só começa a definir o substituto do volante Edmílson, que recebeu o terceiro cartão amarelo anteontem, a partir de segunda-feira. Ele não cogita deslocar o zagueiro Dé para a cabeça-de-área: ‘‘Quebrei minha cabeça para consertar a defesa e ali não vou mexer.’’
A comissão técnica e os dirigentes não aceitaram a proposta de um amistoso contra a Portuguesa Londrinense na terça-feira. ‘‘Não é o momento para isso. É melhor trabalhar o time para o jogo contra o União’’, justificou o diretor de futebol, Dorival Pagani.