Ricardinho terá na Copa do Brasil seu principal desafio no começo de 2018
Ricardinho terá na Copa do Brasil seu principal desafio no começo de 2018 | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



O Londrina conhece nesta sexta-feira (15) o seu adversário da estreia na Copa do Brasil 2018. A CBF realiza o sorteio dos confrontos da primeira fase a partir das 15h, no Rio de Janeiro. As datas reservadas para os jogos da primeira rodada são 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O LEC vai disputar o torneio pelo quarto ano consecutivo e novamente garantiu a vaga pela Ranking Nacional de Clubes (RNC). A melhor campanha nestes últimos anos foi em 2014, quando o Tubarão avançou até a terceira fase. Em 2017, foi eliminado logo na estreia pelo Gurupi (TO).

A Copa do Brasil terá a participação de 91 clubes em 2018 – 11 deles disputam apenas a partir das oitavas de final – e vai distribuir uma premiação recorde, que pode chegar até os R$ 68 milhões ao campeão.

As 80 equipes que vão jogar a fase inicial foram divididas em oito potes para a definição dos confrontos. O Londrina está no Grupo C, que engloba times do 31º ao 41º lugar no RNC, e obrigatoriamente vai enfrentar um dos dez rivais que estão no grupo G: São Raimundo (RR), Vitória da Conquista (BA), Brasiliense (DF), Cordino (MA), Real Ariquemes (RO), Independente (PA), Interporto (TO), Dom Bosco (MT), Nova Iguaçu (RJ) ou Cianorte.

Regulamento
Na primeira e na segunda fases a competição será disputada em jogo único e, no caso do Londrina, na fase inicial, o alviceleste jogará como visitante e por um simples empate para se classificar, por ser melhor ranqueado que o rival. Na segunda fase, em caso de igualdade, a definição será nos pênaltis. A mudança mais significativa no regulamento do torneio em relação a 2017 é que o gol marcado fora de casa não será mais contado como critério de desempate.

"Esse tema está em análise há algum tempo. Levamos em consideração as opiniões dos clubes, técnicos, jogadores e profissionais envolvidos no universo do futebol. Diante do sucesso da Copa do Brasil e de sua importância crescente, entendemos que a melhor decisão seria padronizar a questão do gol qualificado, promovendo maior equilíbrio técnico", explicou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, ao site da entidade.

Também atendendo pedido dos clubes, a CBF ampliou a data limite para inscrição de jogadores na Copa do Brasil. Em 2018, as equipes poderão receber novos atletas até 30 de julho, antes das quartas de final. O prazo deste ano foi o dia 24 de abril.