Santos, 28 (AE) - O técnico Leão não quer ver sua equipe relaxada no jogo deste domingo contra o Guarani, às 17 horas, na Vila Belmiro. Além de lutar para concluir esta fase na liderança no grupo quatro, de tentar o segundo lugar na classificação geral, ele quer dar nessa partida os retoques finais no time que irá disputar a semifinal. "Não fomos bem nas últimas três apresentações e estamos devendo uma boa partida", disse o treinador, que fará três alterações: Paulo Rink fará sua estréia
no lugar de Rodrigo, enquanto Andrei voltará à quarta-zaga e Claudiomiro retomará a posição de volante.
Desde quinta-feira, o time está fazendo um retiro em Jarinu, preparando-se para a semifinal. A classificação antecipada, segundo Argel, é a causa principal do relaxamento da equipe nas últimas partidas, em que empatou com o Mogi e a União Barbarense e foi goleado pelo Corinthians. "Se estivéssemos disputando uma vaga, certamente tudo teria sido diferente", disse ele.
O zagueiro Argel espera uma outra postura hoje. "Fomos os culpados pelos maus resultados e está na hora de mudar, porque estamos perto da semifinal e começamos a viver os momentos decisivos da competição". Ele acha que a concentração em Jarinu é importante: "todo esforço vai valer, pois serão duas semanas decisivas e a recompensa futura valerá a pena", disse, já pensando no título.
Argel disse que não tem preferência em enfrentar o Palmeiras ou a Portuguesa na semifinal. O que ele quer é que um dos times saia vencedor no confronto decisivo de hoje. "Perderemos a vantagem de jogar por dois empates e acho isso bom, pois esse tipo de coisa acaba prejudicando o time beneficiado pelo regulamento, que joga concentrado no empate e pode se complicar quando o adversário sai na frente".
Leão não pensa assim. "Terminar em segundo na classificação geral é um de nossos objetivos e queremos contar com essa vantagem". Para chegar a ela, o Santos terá que vencer o Guarani hoje e esperar um empate entre Palmeiras e Portuguesa. Para manter a liderança de seu grupo, basta um empate contra o time campineiro.
Por conta da queda de rendimento da equipe, o técnico Leão resolveu isolar o grupo em Jarinu. Nos três coletivos realizados esta semana, ele promoveu alterações para corrigir as deficiências que o setor esquerdo tem mostrado. Ganhou para isso o reforço de Paulo Rink, contratado junto ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, que fará sua estréia hoje. Devolveu Claudiomiro à sua função de volante e escalou Andrei na quarta-zaga. Com isso, espera melhorar a marcação nesse setor, melhorando também o poder ofensivo, já que, mais coberto por Claudiomiro e Andrei, Gustavo poderá ajudar mais o ataque, juntamente com Rink.
GUARANI - O Guarani escalou um time misto para enfrentar o Santos. O principal destaque é a estréia do zagueiro Sérgio, de 19 anos, um dos jogadores mais importantes da equipe de aspirantes, que obteve a vaga por antecipação para disputar a semifinal da categoria. O zagueiro é prata da casa e chama atenção pela sua técnica, habilidade e velocidade.
O técnico Estevam Soares promoveu ainda outras cinco mudanças. Na defesa, o goleiro Edervan substitui Gléguer, e Rubens Cardoso volta à lateral esquerda, depois de recuperar-se de contusão. Outras duas mudanças acontecem no meio de campo, com Everaldo e Joãozinho começando jogando. O jogador Jajá ganha nova oportunidade, formando a dupla de ataque, com Rodrigo Jaú.
O Guarani é o segundo pior time da competição, com apenas 12 pontos ganhos em 15 jogos disputados. Fica atrás apenas da Portuguesa Santista, com quem empatou no último jogo, sem gols, em Campinas.
Santos - Zetti; Anderson, Argel, Andrei e Gustavo; Claudiomiro
Narciso, Jorginho e Paulo Rink; Alessandro e Viola. Técnico - Émerson Leão. Guarani: Edervan; Luciano Baiano, Marcelo Souza, Sérgio e Rubens Cardoso; Marinho, Renatinho, Everaldo e Joãozinho; Jajá e Rodrigo Jaú. Técnico: Estevam Soares. Juiz: Roberto Garbini Filho. Local: Vila Belmiro, às 17 horas.

mockup