O lateral-esquerdo Athirson (foto), do Flamengo e da Seleção Brasileira, ingeriu substância proibida pela Comissão Nacional de Controle de Dopagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está suspenso automaticamente por 29 dias. Portanto, ficará fora da decisão do Campeonato Carioca, amanhã, contra o Vasco, do jogo da seleção com o Uruguai, dia 28, e das duas partidas da quarta-de-final pela Copa do Brasil, contra o Santos.
O jogador utilizou o estimulante Para-Hidroxi-Femproporex antes da partida entre Flamengo 3 x 1 Bahia, em 31 de maio, pela Copa do Brasil. A susbtância atua no sistema nervoso e concentra energia de forma mais imediatista. O laudo divulgado ontem à noite é assinado pelo presidente e por um integrante da comissão Tanus Jorge e Josias Ribeiro dos Santos, respectivamente.
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Luís Zveiter, confirmou que Athirson está suspenso automaticamente por 29 dias. O jogador deve ser julgado ainda este mês pelo tribunal. Pelo Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), pode ficar afastado do futebol por até 360 dias.
Athirson manifestara durante o treino do Flamengo nervosismo incomum e chegou a chorar durante a atividade. Depois, muito abalado, disse não lembrar de nada. ‘‘É uma coisa muito grave, difícil, quero conversar com os médicos’’, disse. O técnico da seleção, Wanderley Luxemburgo, deve convocar o substituto de Athirson ainda hoje. ‘‘Não acredito mesmo que ele tenha tomado algo para melhorar o seu desempenho’’, declarou o treinador.
O técnico do Flamengo, Carlinhos, disse duvidar que o atleta tenha ingerido substância proibida por má-fé. Marco Antônio, Mozart ou Rodrigo Mendes devem substituir o lateral na final contra o Vasco. A diretoria do Flamengo também pretende agir rápido na Justiça para defender Athirson.

mockup