Lakers derrotam Heat, quebram jejum e conquistam o seu 17º título na NBA
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
MARCOS GUEDES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após uma década colecionando fracassos, o Los Angeles Lakers é novamente o campeão da NBA. A equipe, que havia ficado com o título pela última vez em 2010, derrotou o Miami Heat por 106 a 93, em Lake Buena Vista, e fechou em 4 a 2 a série melhor de sete partidas da decisão.
LeBron James e Anthony Davis foram os grandes nomes da conquista de 2019/20, a 17ª do time na liga. A formação roxa e amarela agora está igualada ao arquirrival Boston Celtics como a detentora do maior número de troféus.
O caminho para a mais recente taça foi tortuoso. Os Lakers enfrentaram uma crise diplomática quando faziam sua pré-temporada na China, perderam o ídolo Kobe Bryant em um acidente de helicóptero e, quando estavam no auge da forma, viram a temporada ser interrompida.
Foram mais de quatro meses de paralisação devido à pandemia. O atípico torneio foi retomado no complexo da Disney, nos arredores de Orlando, em um ambiente controlado contra a Covid-19.
Bem treinada por Frank Vogel -que jamais havia chegado à final-, a equipe superou a desconfiança após um início ruim na retomada da competição, em jogos de classificação que pouco lhe importavam.
A formação californiana já tinha a primeira colocação da Conferência Oeste assegurada e, iniciado o mata-mata, mostrou por que era a líder. Portland Trail Blazers, Houston Rockets e Denver Nuggets foram derrubados sem maiores sustos, todos por 4 a 1.
A dificuldade foi maior diante do Miami Heat, que conseguiu levar a série final até a sexta partida. Mas, campeão com o próprio Heat em 2012 e 2013, LeBron James não desperdiçou a chance levantar o troféu pela quarta vez -ele triunfou também em 2016, pelo Cleveland Cavaliers.